INTERNET

Rio, Brasília e mais sete cidades também ganham domínio exclusivo no .br

Convergência Digital* ... 10/07/2017 ... Convergência Digital

Mais nove cidades ganharam domínios exclusivos no .br. Conforme avisa o NIC.br, desde esta segunda, 10/7, começam a ser adotados endereços como ‘osasco.br’ e ‘bsb.br’ em um cronograma que vai até 7/8 com a liberação para uso do ‘rio.br’. 

Os domínios foram definidos a partir das sugestões da população por meio do sítio da Campanha Cidades .br, e serão disponibilizado no sítio do Registro.br ao longo dos meses de julho e agosto. “Os usuários poderão, por exemplo, registrar domínios como: ‘meunome.aju.br’, ‘minhaempresa.bsb.br’, ‘minhaideia.rio.br’ entre outras inúmeras opções para cada uma das cidades”, lembra o NIC.br.

O calendário dos novos domínios é o seguinte: 

10/7 - osasco.br - Osasco

13/7 - bsb.br - Brasília

17/7 - maceio.br - Maceió

20/7 - aju.br - Aracaju

24/7 - cuiaba.br - Cuiabá

27/7 - udi.br - Uberlândia

31/7 - natal.br - Natal

03/8 - riobranco.br - Rio Branco

07/8 - rio.br - Rio de Janeiro

A campanha do NIC.br recebeu cerca de 7,6 mil sugestões para as 46 cidades participantes em apenas dois meses de campanha, e contabiliza mais de 11 mil registros para os domínios de cidades criados e já disponibilizados, até aqui para as cidades de João Pessoa (“jampa.br”), Florianópolis (“floripa.br”), Porto Alegre (“poa.br”), Vitória (“vix.br”), Belém (“belem.br”), Recife (“recife.br”), Macapá (“macapa.br”), ABC Paulista (“abc.br”) e São José dos Campos (“sjc.br”). 

Outros 28 municípios, entre capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes ainda aguardam a definição de quais serão seus domínios exclusivos sob o “.br”. Os que tiverem maior repercussão e, consequentemente, um maior volume de sugestões, poderão ter seus domínios criados mais cedo. Brasileiros com mais de 12 anos de idade poderão enviar quantas sugestões desejarem. A chamada de sugestões segue no ar por tempo indeterminado pelo http://cidades.registro.nic.br/.

* Com informações do NIC.br


Decolar.com é multada em R$ 7,5 milhões

Multa foi aplicada pelo pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). Empreas é acusada de ter praticado diferenciação de preço de acomodações e negativa de oferta de vagas, quando existentes.

PMEs: mais de 50% usam Internet via cabo, com velocidades entre 1Mpbs a 10 Mpbs

Levantamento TICs Empresas 2017 mostra ainda que apenas 19% das PMEs vendem produtos via Internet no Brasil.

Proteste pede que Google e Facebook expliquem uso de dados no Brasil

Com a autorização do TSE para “impulsionamento” de conteúdo eleitoral, entidade cobra as condutas das redes para uso dos dados.

NIC.br ativa OpenCDN em Salvador

Cidade tem número expressivo de redes interligadas ao IX.br.  Em maio, tráfego nos IX bateu a marca de 5 terabits por segundo.

Comércio eletrônico no Brasil deixa de faturar R$ 407,2 mi com greve de caminhoneiros

Levantamento da Ebit diz que pouco mais de 860 mil pedidos deixaram de ser feitos pelos consumidores durante os 11 dias de paralisação dos caminhoneiros.

Revista Abranet 24 . maio-junho-julho 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 A Convenção Abranet 2018 reuniu, na Bahia, cerca de cem empresas de internet. As discussões foram além do dia a dia e abordaram aspectos como planejamento, inovação e estratégia.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G