INTERNET

PROTESTE relança velocímetro que mede a velocidade da Internet fixa

Convergência Digital* ... 12/07/2017 ... Convergência Digital

A  PROTESTE – Associação de Consumidores – retomou a campanha "Velocímetro" com o intuito de ajudar aos internautas a saberem quanto da velocidade contratada elas realmente estão recebendo e quantos reais estão perdendo. A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) acompanha mensalmente 14 indicadores de qualidade do serviço de Internet fixa no país.

De acordo com a entidade, a análise dessas informações demonstra a baixa qualidade do serviço prestado pelas empresas e a falta de interesse, incentivos e punições adequadas para uma significativa melhoria para os seus clientes. Um resultado geral que ilustra bem essa estagnação é o percentual de indicadores cujas metas foram atingidas. Esse percentual quase sempre esteve abaixo dos 70%, e quando passou disso foi por muito pouco e não durou muito. Nos três primeiros meses de 2017 apenas 65,6% das metas de qualidade foram cumpridas pelas companhias, resultado inferior aos 67,9% de 2014. Ou seja, a situação piorou em vez de melhorar.

De acordo com os resultados da pesquisa de satisfação realizada, com 3.464 pessoas, pela PROTESTE, 40% das pessoas entrevistadas disseram receber menos velocidade, de Internet fixa, do que a contratada. Diante desse resultado a Associação criou a campanha do Velocímetro, para que as pessoas que estão sendo prejudicadas recebam a velocidade contratada e passem a pagar apenas por aquilo que estão recebendo.

O teste, por meio do Velocímetro, precisa ser feito com o computador conectado diretamente no cabo – não pode ser via Wi-Fi, porque o sinal tem uma perda inerente à tecnologia. As informações ficarão gravadas no site da PROTESTE e é necessário que essa medição seja feita, preferencialmente, todos os dias, por pelo menos 30 dias. Após a medição, a ferramenta informará qual é a velocidade da Internet e, ainda, se for o caso, calculará a perda do consumidor em reais.

Dessa forma, e com o apoio do registro mensal, o consumidor poderá avaliar se houve divergência entre a velocidade contratada e a que realmente foi recebida. De acordo com a ANATEL, a velocidade média mensal não pode ser inferior a 80% do plano contratado. Com essas informações a PROTESTE poderá reivindicar, junto às empresas e ao governo, providências e reparações. Para que isso seja possível basta entrar no site www.proteste.org.br/velocimetro, preencher as informações e fazer a medição continuamente. Caso o consumidor queira saber mais informações sobre a campanha, basta entrar em contato com a PROTESTE através do número 0800-282-2208.


Com medo dos EUA, Europa adia planos de imposto para internet

Ideia de cobrar 3% das receitas de gigantes da rede como Google, Facebook e Amazon esbarra no receio da reação americana à taxação de suas empresas.

Sem integração, é impossível desenvolver IoT no Brasil

Iniciativa privada, universidades e poder público precisam trabalhar em conjunto para garantir o desenvolvimento de um ecossistema local para Inteernet das Coisas, adverte Elizabete Couto, diretora de IoT da Embratel.

2018: o ano para o Facebook apagar da sua história

Rede social admitiu que houve roubo de dados de 29 milhões de usuários na brecha de segurança descoberta no mês passado. De 15 milhões de usuários violados, foram roubados dois conjuntos de informações: nome e detalhes de contato, incluindo número de telefone, e-mail ou ambos, dependendo do que os indivíduos tinham em seus perfis.

Endereços IPv4 acabam em janeiro de 2020 na América Latina

As estimativas do NIC.br apontam que 93% das organizações ASN (sistemas autônomos) possuem IPv6. O novo fôlego aconteceu por conta da devolução e da recuperação de endereços, explicou o gerente Ricardo Patara. O IPv6 comemora 10 anos de existência.

Brasil é o segundo país do mundo a ter portal do Cidadão do Facebook

Ferramenta, criada por conta das eleições nos EUA em 2016, permite a conexão entre eleitores e autoridades eleitas.

Revista Abranet 25 . ago-set-out 2018
Veja a Revista Abranet nº 25 Ordenar o uso e organizar o compartilhamento das infraestruturas aérea e terrestre são medidas imperativas para as empresas de energia, telecomunicações e de internet. E muito mais...
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G