SEGURANÇA

Hackers anunciam a venda de dados de empresa ligada à NSA

Convergência Digital* ... 15/08/2016 ... Convergência Digital

Um grupo de hackers intitulado ‘Shadow Brokers’ sustenta ter copiado várias ferramentas de invasão online (malware, exploits, etc) e colocado em leilão na rede. O ataque foi contra o chamado ‘Equation Group’, equipe alegadamente associada à NSA americana. 

O anuncio foi feito via Tumblr e os arquivos colocados em outros repositórios, como o neozelandês Mega. “Quanto você pagaria pelas armas cibernéticas dos inimigos?”, dizia a mensagem no Tumblr, anunciando que algumas já estavam disponíveis gratuitamente mas que “os melhores arquivos seriam leiloados”. 

Segundo a fKapersky, o Equation Group está ativo há pelo menos duas décadas e “ultrapassa qualquer coisa conhecida em complexidade e sofisticação”. O vírus Stuxnet, que os EUA usaram para atacar usinas atômicas no Irã seria fruto desse grupo. 

Segundo os relatos da The Hacker News, “os documentos contém em sua maioria scripts de instalação, configurações para servidores ‘command-and-control’, e exploits supostamente designados a atingir roteadores e firewalls de fabricantes de equipamentos de rede americanos, como Cisco, Juniper e Fortinet. 

Já a Wired diz que “pesquisadores que baixaram parte do que foi postado pelo grupo diz que inclui dados intrigantes, como 300 MB de códigos que combinam com exploits realmente usados pela NSA”. 


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Crimes na Web: Formjacking vira pesadelo para empresas e muito lucrativo para hackers

Levantamento da Symantec aponta ainda  que oito em cada dez infecções por ransomware acontecem em corporações.

Câmara derruba lei do governo Bolsonaro que aumentou sigilo de dados públicos

O Plenário da Câmara aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/19, que suspende os efeitos do Decreto 9.690/19. A matéria irá ao Senado.

Mais de 30% das empresas brasileiras admitem não proteger dados de clientes e funcionários

Levantamento DT Index II, da Dell e da Intel, mostra quase metade dos entrevistados temem pelo futuro de suas companhias nos próximos cinco anos.

Crimes cibernéticos: crimes de ódio aumentaram quase 30%, mas pornografia ainda lidera no Brasil

Eleições exarcebaram os crimes de ódio em todo o país, afirma o Grupo de Apoio sobre Criminalidade Cibernética, do Ministério Público Federal.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G