NEGÓCIOS

Venda de TVs dispara, mas celulares dominam faturamento de eletrônicos

Luís Osvaldo Grossmann ... 24/07/2018 ... Convergência Digital

Duas novas pesquisas, divulgadas por conta da feira anual do segmento, sugerem que o mercado de eletrônicos de consumo caminha para um segundo ano de crescimento nas vendas, com destaque para a comercialização de aparelhos de televisão, puxada pela transição para a TV Digital e pela Copa do Mundo deste 2018.

Segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), a venda de televisores cresceu 30% no primeiro semestre, de longe o ritmo mais forte no setor. Em 2017, ano que o segmento de eletrônicos cresceu 11% como um todo, a venda de TVs no primeiro semestre foi de 5,1 milhões de unidades. Nos primeiros seis meses de 2018, esse número chega a 6,6 milhões.

“Junto ao desejo do brasileiro de assistir à Copa em altíssima resolução, estava formado o ambiente necessário para o crescimento do setor que também tem a expectativa de elevação nas vendas com a mudança do sinal de TV que migra do analógico para o digital”, avalia o presidente da entidade, José Jorge do Nascimento Junior. Ele acredita que o setor deve crescer 15% este ano, acima dos 11% de 2017.

O ritmo, na verdade, é ainda mais forte. Outro levantamento, este feito pela GfK, indica que a venda de TVs crescia acima dos 35% nos primeiros cinco meses do ano. A própria Eletros diz que a toada era ainda maior e superava os 46%, mas sofreu impacto direto dos 12 dias de paralisações nos fretes com a greve dos caminhoneiros, na segunda metade de maio.

O levantamento da empresa alemã de pesquisas também destaca o faturamento maior com a venda de notebooks, cuja alta de 14% compensou a queda de 15% entre os desktops. Mas vale registrar que mesmo com queda nas vendas (-1%), os celulares tiveram alta nas receitas (6%), graças ao aumento de preços (7%), de acordo com essa pesquisa que analisou o mercado entre janeiro e maio.

Mesmo com a queda o volume, no entanto, o mercado brasileiro de telefones celulares segue como principal pilar do segmento de eletrônicos de consumo, sendo responsável por 40% do faturamento total, estimado em R$ 42,5 bilhões nos primeiros cinco meses de 2018, contra os R$ 40 bilhões anotados entre janeiro e maio de 2017.


Cloud Computing
Hotel Urbano migra para Google Cloud e reduz quantidade de servidores

O engenheiro de desenvolvimento da agência online, Leandro Souza, conta que na black friday, em novembro passado, chegou a ter 39 mil acessos no site e 9 mil usuários simultâneos no aplicativo móvel.

Crescem fusões e aquisições de internet e TI

Segundo relatório da KPMG, ano de 2018 registrou 62 empresas estrangeiras adquirindo brasileiras na web.

CADE diz que conluio de empresas de cabos submarinos prejudicou o Brasil

Exsym Corporation, LS Cable LTD, Nexans, Prysmian S.p.A, Taihan Electric Wire e Viscas Corporation teriam dividido entre si territórios e projetos, discutido e combinado preços a serem cotados em projetos específicos.

TI avança dois dígitos e mercado de TICs tem crescimento previsto de 4,9% no Brasil

Projeção otimista é da IDC Brasil. "O mercado está dizendo que vai ter mais budget, que está mais otimista", afirmou Pietro Delai, gerente de consultoria e pesquisa da consultoria.

Metade dos PCs do mundo roda com software desatualizados

Relatório aponta que 55% dos usuários de PCs negligenciam a parte de segurança das suas aplicações. Um dos aplicativos menos atualizado é o Skype. Estudo também mostra que mais de 20% dos usuários Windows usam versões antigas e/ou não mais suportadas pela Microsoft.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G