TELECOM

Por reinvenção, TIM vai comprar plataforma de Inteligência Artificial

Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos ... 21/11/2018 ... Convergência Digital

Reinvenção digital passa por usar novas ferramentas e a TIM Brasil vai ao mercado - com licitação a ser feita ainda em 2018 - para comprar uma plataforma de Inteligência Artificial, como o Watson, da IBM, para unificar toda a base de informações da companhia. Objetivo, afirma o recém-promovido a Chief Technology & Information Officer, Leonardo Capdeville, é ter a compra concretizada já no primeiro trimestre de 2019. Licitação deverá atrair empresas como Microsoft, IBM, Google e outros. Capdeville preferiu não falar de valores, mas admite que é uma concorrência relevante.

"Nós temos um piloto que a Tais, para uma operação MVNO, que reduziu 60% o custo das operações. Agora queremos levar essa ação para a rede, para o CRM, para o Marketing, para as vendas. Vamos ter um único big data e o motor cognitivo vai nos ajudar a criar serviços com as informações que temos da nossa base de clientes", sustentou Capdeville. O CTIO da TIM Brasil admite que o plano é ambicioso: tornar a TIM um hub digital, com a criação de diferentes marketplaces.

"Temos o lado bom e ruim para olhar. Realmente a TIM não entrou no chamado B2B, mas, agora, está preparada para fazer uma série de ofertas na modalidade de serviços. A Amazon não investiu em cloud para ser uma companhia de tecnologia, mas, sim, para resolver seu problema interno. Estamos indo na mesma linha e vamos, agora, agregar valor à conectividade. Queremos ir numa cidade e ofertar uma série de serviços", salientou Capdeville.

O CTIO da TIM Brasil diz que a era da transformação digital já passou. Agora o momento é o da reinvenção digital. "Se as operadoras continuarem com o modelo de vender pré-pago ou pós-pago para os clientes, vão morrer. Nós estamos nos reinventando", sinalizou Leonardo Capdeville. Nessa mexida na área de Tecnologia, a TIM contratou Guilherme Ferraz, ex-Globo, para a diretoria de Transformação Digital. "O objetivo era trazer uma pessoa de fora do mercado de Telecom. Sem os nossos vícios", acrescentou o CTIO.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Leonardo Capdeville explica o processo de reinvenção digital, fala sobre quem vai pagar o 5G e de como as operadoras precisam agir para serem protagonistas da economia digital. O executivo veio a São Paulo nesta quarta-feira, 21/11, para formalizar a parceria de Inovação Aberta com o Cubo, do Itaú. A TIM é a única operadora atuando como mantenedora da iniciativa de inovação, que reúne mais de 70 startups. Assistam a entrevista com o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville.


Internet Móvel 3G 4G
Brasil fica em último lugar em ranking de uso para carros autônomos

País despensou oito posições em 12 meses e ocupa a 25ª posição do Ranking de prontidão para veículos autônomos da KPMG. Entre os quesitos analisados estão política e legislação e tecnologia e inovação.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

TIM quer infraestrutura única para cidades com menos de 30 mil habitantes

Para o CTIO da operadora, Leonardo Capdeville, não faz sentido infraestruturas diferentes em localidades onde a receita é mais baixa. CEO da TIM, Pietro Labriola, fala em IoT como fonte nova de receita.

Anatel mantém pente fino na recuperação judicial da Oi

Agência vai manter o grupo de trabalho criado para acompanhar a operadora. Também quer receber dados financeiros, fluxo de caixa atual, receitas e custos e financiamentos, além de eventuais alienações. Prazo dado à Oi para passar as informações é de 60 dias.

Uma em cada cinco conexões à internet fixa acontece por fibra óptica

Em 12 meses, proporção dos acessos registrados pela Anatel que usam a tecnologia passou de 12% para 20% do total. Cabo detém outros 30%. O Brasil contabiliza 6,33 milhões de acessos em fibra óptica. ISPs mostram força e já representam 21% do market share.

Smartphones puxam demanda global por carregadores sem fio

Segundo números da consultoria IHS Markit, em 2018 foram registrados embarques de 300 milhões de smartphones com essa tecnologia.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G