Convergência Digital - Home

Cloud computing é o alicerce da nova era da computação

Convergência Digital
Ana Paula Lobo* - 15/02/2019

Cloud computing não é apenas cloud. Ela ultrapassa todos os limites, ela distribui a computação e é o alicerce da transformação digital, sustentou o CEO da Microsoft, Satya Nadella, em evento no Brasil, realizado no dia 12/02, em São Paulo. O CEO da Microsoft deixou claro que não há transformação digital sem o uso de cloud. "O sucesso das novas aplicações depende da computação em nuvem. Ela é a infraestrutura da mudança", reforçou Nadella.

A Microsoft quer ser protagonista nessa jornada digital  - e não por acaso há uma batalha de titãs em andamento na área envolvendo a companhia, o Google, a Amazon e a IBM . Um dos diferenciais é a conexão de  54 regiões no mundo. "Nossa capacidade de conectividade e de computação permite ir e voltar três vezes a lua", pontuou o CEO.

A computação, preconizou ainda Sadella, abre uma janela de oportunidades e o Brasil se transformou em um mercado essencial. "Não é hora de perder a ambição. A jornada digital é agora", advertiu. Como cloud não é apenas cloud, ela não está disponível somente para quem tem dinheiro. Sadella fez questão de apresentar dois cases.

Um da Coopercitrus, cooperativa de produtos rurais, que apostou no Azure AI para, junto de drones, coletar imagens e analisar onde aplicar fertilizantes na terra. “Antes, essa tarefa era executada manualmente, o que mostra a democratização da Inteligência Artificial", afirmou.

O festival de música Rock in Rio é outro case. A organização adotou Microsoft Azure para hospedar seu website em 2017. A infraestrutura tecnológica foi desenvolvida para receber mais de 300 mil requisições simultâneas por minuto em um único dia e o website registrou 18 milhões de visualizações nos sete dias de atrações. Mas não são apenas os grandes que usufruem do poder da cloud. Uma padaria de São Paulo, uma PME,  gerencia o seu inventário com as tecnologias da Microsoft e obtém ganhos de eficiência e produtividade.


Destaques
Destaques

Computação em nuvem protagoniza investimentos no Brasil

Crescimento anual das ofertas de cloud é estimado em 26% até 2022. Já os aportes em em Inteligência Artificial vão crescer 29% nos próximos quatro anos.

Embratel: Ao definir preferência pela nuvem, governo agiliza jornada digital

Definição nas compras governamentais por cloud first transforma a contratação de serviço, pontua o gerente executivo de vendas de TI da Embratel, Odélio Horta Filho. Compras governamentais e o uso das novas tecnologias como IA, Machine Learning e IoT serão tema de debate no Brasscom TecFórum, em Brasília.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.

Intuição versus análise de dados na gestão

Por Douglas Scheibler*

O poder decisório significa alta responsabilidade e inúmeros riscos. Neste cenário caótico, analisar dados é indispensável e é o que justifica uma determinada medida ser considerada como correta, em um cenário específico, em detrimento de outras.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site