SEGURANÇA

Microsoft alerta para risco de novo ataque como WannaCry

Convergência Digital ... 15/05/2019 ... Convergência Digital

A Microsoft anunciou correções de vulnerabilidades que se não forem endereçadas podem permitir um novo ataque da magnitude do WannaCry, que em 2017 infectou mais de 200 mil computadores ao redor do mundo. As correções são para Windows 7 e até mesmo para os Windows XP, que não tem mais suporte da empresa há cinco anos.

“Essa vulnerabilidade é pré-autenticação e não requer interação do usuários. Em outras palavras, a vunerabilidade é ‘wormable’, o que significa que qualquer futuro malware que a explore pode propagar de um computador para outro de forma semelhante ao malware WannaCry que se espalhou pelo mundo em 2017”, escreveu o diretor de resposta a incidentes da Microsoft, Simon Pope na postagem em que anunciou os patchs de segurança.

Ainda segundo o comunicado publicado na página do centro de segurança da Microsoft, “embora não tenhamos observado explorações dessa vulnerabilidade, é provável que atores maliciosos escrevam exploits para ela e a incorporem em seu malware”.

Segundo a empresa, as versões 8 e 10 do Windows não foram afetadas. Além das versões mencionadas, a vulnerabilidade também estaria presente nos  Windows Server 2008 R2 e Windows Server 2008. As correções, assim como as explicações da Microsoft sobre o risco de ataques podem ser conferidas neste link.


Globo afirma que ataque hacker não 'roubou' dados de usuários

Houve duas invasões ao sistema de notificações push da Globoplay e da GShow no final de semana. O ataque teria sido conduzido por um grupo hacker da Arábia Saúdita. Segundo a Globo, 'invasores se limitaram a enviar mensagens para toda a base'.

Consciência é a maior vacina contra os riscos cibernéticos

Em tempos de home office por conta do coronavírus, o gerente de segurança do CAIS/RNP, Edilson Lima, diz que cabe ao usuário redobrar seu cuidado. "Cada um tem de fazer sua parte", afirma.

Cibercrime usa Coronavírus para roubar dados pessoais no WhatsApp

Golpe oferece suposto kit gratuito com máscara e álcool gel - a ser dado pelo Governo Federal - para atrair as pessoas mais nervosas em relação à pandemia.

RNP terá programa para formar profissionais em Segurança Cibernética

O diretor da área na Rede Nacional de Pesquisa, Emilio Nakamura, assegura que a intenção é 'acelerar a formação de novos profissionais não apenas na Academia, mas também na inovação aberta'.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G