SEGURANÇA

Brasil é top 3 entre os países que mais originam ataques a credenciais na internet

Convergência Digital ... 31/07/2019 ... Convergência Digital

Um novo relatório da Akamai analisa o peso dos ataques contra o sistema financeiro na internet e para fazê-lo começa pela avaliação de por onde surgem os maiores volumes de tentativas de roubos de credenciais, como logins e senhas, identidades, etc. Em ambos os casos, o Brasil aparece no topo da lista. 

Ao avaliar 18 meses entre novembro de 2017 a abril de 2019, a Akamai identificou 57,97 milhões de tentativas de login mal-intencionadas.E apontou que 5,5% do total, ou 3,19 milhões desses ataques, foram realizados a partir do Brasil.

Isso coloca o Brasil no terceiro lugar do ranking elaborado a partir desse estudo e que reúne 20 países de onde foi originado o maior volume de ataques a credenciais, atrás dos Estados Unidos (com 18,54 milhões de ataques) e da Rússia (com 5,38 milhões). 

Diz ainda o estudo que 3,.54 milhões dos ataques foram contra organizações de serviços financeiros. “Globalmente, os Estados Unidos foram a fonte da maior parte dos logins mal-intencionados contra o setor de serviços financeiros, seguidos pela China, pela Malásia, pelo Brasil e pela Alemanha.”

“A maioria (94%) dos ataques que vimos contra o setor de serviços financeiros durante esse período ocorreu 
por um dos quatro métodos: injeção de SQL (SQLi), inclusão de arquivo local (LFI), cross-site scripting (XSS) ou injeções de Java OGNL. As injeções de Java OGNL representaram mais de 8 milhões de tentativas durante esse período de 18 meses. Esse grande volume nos faz lembrar que os ataques contra o Apache Struts ainda são uma opção muito popular para os criminosos direcionados para o setor de serviços financeiros.”


Administradora de shopping centers revela ataque cibernético

Ao mercado a Aliansce Sonae informou que a invasão aconteceu em maio e a companhia admite que, algumas informações possam ter sido acessadas, mas que elas não eram estratégicas.

PF caça quadrilha que teria vazado dados do presidente Bolsonaro e de mais de 200 mil servidores

Ação policial acontece nos Estados do Rio Grande do  Sul e Ceará. Organização teria invadido sistemas de universidades, prefeituras e câmaras de veradores.

Para Idec, ação comprova que Metrô de SP não garante segurança de reconhecimento facial

Segundo entidade, que move processo contra o Metrô, empresa falhou em não realizar estudo para implantar a tecnologia. 

Bancos querem prisão por até 18 anos para cibercriminosos

Instituições financeiras pedem a aprovação urgente do PL 2638, apresentado na Câmara, pelo deputado Marcelo Ramos, PR/AM, que impõe punição rigorosa às fraudes cibernéticas. "A impunidade é um incentivo", diz Adriano Volpini, do Itaú-Unibanco.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G