Convergência Digital - Home

Rio de Janeiro terá licitação de nuvem para dados abertos do Governo

Convergência Digital
Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro - 17/09/2019

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro criou um parque tecnológico e está à frente de uma licitação para o uso da computação em nuvem que ganhou musculatura com a adesão do governo do Estado.

"Lidamos com dados abertos e temos o compartilhamento do conhecimento com a integração do MPF, da receita federal, da secretaria da fazenda, do TCU, da Polícia Federal e, agora do Governo", antecipa em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o procurador geral da Justiça do Rio de Janeiro, José Eduardo Gussem.

Gussem participou do painel Governo 4.0, no Rio Info 2019, que acontece essa semana, no Rio de Janeiro. O procurador informou ainda que a licitação acontecerá ainda este ano para que a nuvem possa funcionar já no começo de 2020.

"A ideia é disponibilizar o máximo de informações possível, já que trabalhamos com dados abertos. Nós vamos conectar objetos então é importante que o cidadão tenha informações transparentes também", diz Gussem, sem adiantar detalhes técnicos da concorrência que será feita.

Gussem fala ainda da preparação do MPF, por meio de um laboratório de Inovação, para a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Assistam a entrevista com o procurardor José Eduardo Gussem.


Destaques
Destaques

Brasil investe menos que o mundo em proteção de dados na nuvem

No País, 56% das empresas alocaram verba em novas soluções para lidar com a proteção de dados em nuvem nos próximos 12 meses. No mundo, esse percentual está em 70%.

Prefeitura do Rio e TIM fecham parceria por big data no combate ao Covid-19

Informações coletadas vão auxiliar no controle do vírus, já que permitem implantar medidas que facilitem a tomada de decisões. Plataforma já foi utilizada na Copa do Mundo de 2014 e usa apenas dados anonimizados.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como gerenciar o caos da estratégia multicloud

Por Ivan Marzariolli*

Os gestores precisam de uma solução para atenuar os riscos de uma arquitetura multicloud e desafios operacionais, o que pode inclusive melhorar o compliance, a precisão e as necessidades de DevOps e SecOps, reduzindo o estresse na equipe de TI.

Segurança em nuvem na era da LGPD

Por Raul Leite*

Quando falamos de proteção da nuvem, as organizações devem ter em mente uma série de estratégias. A começar pela escolha minuciosa do provedor de serviços, que precisa estar preparado para os novos compromissos de privacidade. Também é necessário certificar se o armazenamento dos dados é feito de modo criptografado quando necessário pelo nível de sigilo da categorização de um dado.



Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site