INOVAÇÃO

Incra autoriza uso de drones para georreferenciamento de imóveis rurais

Luís Osvaldo Grossmann ... 23/02/2018 ... Convergência Digital

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária autorizou o uso de drones, ou vants, os veículos aéreos não tripulados, para o georreferenciamento de imóveis rurais. A norma está valendo desde 19/2 e atesta os resultados dos testes feitos no ano passado com três aparelhos adquiridos pelo órgão. 

O Incra usa até aqui dois drones comprados em licitação no fim de 2016 por R$ 1,2 milhão. São dois Echar 20C HA e um Nauru 500B HA, desenvolvidos e fabricados pela brasileira xmobots, com autonomia de voo para cobrir 5 mil e 10 mil hectares, respectivamente. 

Os testes com os equipamentos indicaram o que chama de “acurácia posicional”, ou seja, que as fotografias aéreas com os vants têm qualidade suficiente para validar as medições. Segundo o Incra, a média geral de precisão em testes realizados em Minas Gerais foi de 13,8 centímetros.

A ideia é que o uso dos aparelhos aumente a eficiência do trabalho, sendo capazes de reduzir o tempo de medição de um terreno que levaria três meses para 15 dias. 

* Com informações do Incra e da xmobots


Cloud Computing
Universidade de Nova York escolhe empresa brasileira para projeto de nuvem

Plataforma desenvolvida pela Radix garante segurança de informações confidenciais e é usada por diferentes agências norte-americanas para abrigar mais de 50 bases de dados confidenciais, em todos os níveis do governo dos Estados Unidos.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Economia digital: Governo precisa de um programa de atração dos jovens

Reeleito para um novo mandato - até 2021, para a presidência da Softex, Ruben Delgado, diz que, hoje, a insegurança jurídica é o maior gargalo para o empreendedorismo no Brasil.

Projetos inovadores de todo o Brasil poderão receber até R$ 200 mil

Conecta Startup Brasil seleciona 100 equipes de empreendedoras e startups em estágio inicial. Não há a exigênica de CNPJ.

China diz que terá criptomoeda semelhante à Libra do Facebook

O vice-diretor do departamento de pagamentos do Banco Popular da China, Mu Changchun, diz que a moeda virtual vai proteger a soberania cambial do País. A criptomoeda pode ser usado no WeChat e no Alipay, do Alibaba.

Mão de obra é o gargalo para fazer tecnologia e inovação no Brasil

Fazer com que os jovens fiquem atraídos pela tecnologia e pelas engenharias é obrigação na jornada digital, adverte o presidente da Assespro Paraná, Adriano Krzyuy. "Temos poucas pessoas capacitadas. Precisamos mudar esse quadro logo", lamenta.

CGI.br quer ser orquestrador da inovação no Brasil

"A nossa intenção é ser uma ponte entre os laboratórios da academia, as startups e as empresas. Essa articulação nacional é necessária", diz Henrique Falhaber.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G