INOVAÇÃO

Empresa faz primeira entrega com uso de drone no Brasil

Convergência Digital ... 22/08/2018 ... Convergência Digital

A empresa SMX Systems, anunciou ter realizado no último domingo, 29/8, a primeira entrega de produto utilizando drone no Brasil. A prova de conceito foi realizada na cidade de Rifaina, próxima a Franca, onde é a sede da empresa que desenvolve soluções para veículos aéreos não tripulados.

Para a prova de conceito foi usado o modelo SMX-DLV-1, capaz de carregar até 2 kg em velocidade superior a 30 km/h. A entrega foi feita com produtos farmacêuticos, em linha com a proposta da SMX de usar esse tipo de sistema para entrega não apenas de forma comercial, mas como estratégia para atendimento em áreas de risco ou de difícil acesso, especialmente em emergências.

A empresa está realizando um levantamento de produtos com até dois quilos, mais vendidos pelos comerciantes. E prevê criar um catálogo online onde os moradores poderão escolher o produto e realizar a compra pela internet, com a entrega sendo realizada por drones.

“Conseguimos reduzir o tempo de entrega, que pode ser de 15 a 20 minutos, para 1,5 minuto”, afirma o fundador e presdiente da SMX Systems, Samuel Salomão. Segundo a SMX, serão feitos mais de 100 voos e entregas para apresentar a tecnologia e validar o sistema junto a empresas de comércio eletrônico. O aparelho utilizado está homologado na Anatel, tem cadastro ativo na ANAC e obteve autorização do DECEA para realizar o voo.



Maganine Luiza abre concurso para escolher startups

Rede varejista está com inscrições abertas para o seu primeiro pitch day de serviços digitais. "Queremos todos os tipos de startups", avisa a gerente do Magazine Luiza, Juliana Silva.

Só a inovação tira o Rio de Janeiro da estagnação econômica

A afirmação é do presidente do TI Rio, Benito Paret. Segundo ele, o Estado do Rio de Janeiro tem de buscar novos caminhos e eles passam pela inovação.

Petrópolis terá sensores IoT para prevenção de enchentes

Iniciativa é um projeto-piloto de cidades inteligentes, em parceria com o BNDES e com a ENEL, e começa a ser implantado no começo de 2020, revela o secretário de Desenvolvimento do município, Marcelo Fiorini. "Política pública não pode ser projeto político. Ela é de longo prazo", observa o executivo.

Startup cria software para detectar interações perigosas entre máquinas e homens

Até então incubada na UFF, no Rio de Janeiro, a Displace desenvolveu um software para proteger o homem na rotina da indústria 4.0. A ideia atraiu a atenção de grandes empresas, entre elas, a Ambev.

Finep tem crédito de R$ 200 milhões para projetos de indústria 4.0

Linha vai apoiar projetos em internet das coisas, big data, computação em nuvem, segurança digital, robótica avançada, manufatura digital e aditiva, inteligência artificial e digitalização.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G