SEGURANÇA

Brasil é top 3 entre os países que mais originam ataques a credenciais na internet

Convergência Digital ... 31/07/2019 ... Convergência Digital

Um novo relatório da Akamai analisa o peso dos ataques contra o sistema financeiro na internet e para fazê-lo começa pela avaliação de por onde surgem os maiores volumes de tentativas de roubos de credenciais, como logins e senhas, identidades, etc. Em ambos os casos, o Brasil aparece no topo da lista. 

Ao avaliar 18 meses entre novembro de 2017 a abril de 2019, a Akamai identificou 57,97 milhões de tentativas de login mal-intencionadas.E apontou que 5,5% do total, ou 3,19 milhões desses ataques, foram realizados a partir do Brasil.

Isso coloca o Brasil no terceiro lugar do ranking elaborado a partir desse estudo e que reúne 20 países de onde foi originado o maior volume de ataques a credenciais, atrás dos Estados Unidos (com 18,54 milhões de ataques) e da Rússia (com 5,38 milhões). 

Diz ainda o estudo que 3,.54 milhões dos ataques foram contra organizações de serviços financeiros. “Globalmente, os Estados Unidos foram a fonte da maior parte dos logins mal-intencionados contra o setor de serviços financeiros, seguidos pela China, pela Malásia, pelo Brasil e pela Alemanha.”

“A maioria (94%) dos ataques que vimos contra o setor de serviços financeiros durante esse período ocorreu 
por um dos quatro métodos: injeção de SQL (SQLi), inclusão de arquivo local (LFI), cross-site scripting (XSS) ou injeções de Java OGNL. As injeções de Java OGNL representaram mais de 8 milhões de tentativas durante esse período de 18 meses. Esse grande volume nos faz lembrar que os ataques contra o Apache Struts ainda são uma opção muito popular para os criminosos direcionados para o setor de serviços financeiros.”


Prejuízo médio com violação de dados sobe para R$ 5,8 milhões no Brasil

Estudo da IBM mostra que o aumento no valor foi de 10,5% em relação a 2019. O levantamento traz uma advertência: aumentou o prazo para contenção do vazamento nas empresas para 115 dias. Credenciais roubadas ou nuvens com configurações incorretas foram as brechas para as invasões.

Segurança digital faz Oi ultrapassar a marca de 125 mil elementos monitorados em SOCs

SOCs, localizados no Rio de Janeiro e São Paulo, dão suporte à jornada digital de clientes públicos e privados e registrou um crescimento de 132% nas vendas de serviços gerenciados voltados à transformação digital.

PGFN alerta que é alvo de tentativa de fraude

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional informa que nunca entra em contato para pedir doações ou para tratar de questões como pagamento de benefícios e auxílios ou restituição e resgate de valores.

Por Covid-19, biometria é excluída das eleições 2020 pelo TSE

Decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, em função do risco de contágio da Covid-19. Os leitores lde impressões digitais não podem ser higienizados a cada utilização, o que seria um risco considerável.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G