Convergência Digital - Home

TIM compra 1000 servidores Nokia/Intel para expandir o edge computing

Convergência Digital
Ana Paula Lobo* - 01/08/2019

A TIM fechou a compra de 1000 servidores AirFrame de última geração, com processadores Intel Xeon, lançados em abril deste ano, para expandir o projeto de virtualização de redes no Brasil. O acerrto entre as partes foi divulgado nesta quinta-feira, 01/08. Na teleconferência de resultados do segundo trimestre, realizada nesta quarta-feira, 31/07, o CTIO da operadora, Leonardo Capdeville, anunciou a expansão dos datacenters de 21 para 37 em todo o país até o final de 2021.

"Ter o edge computing é crucial para evoluirmos para o 5G. O edge computing reduz a latência e aumenta a velocidade e a estabilidade do uso de dados", afirmou o executivo. O montante investido na aquisição dos 1000 servidores Nokia AirFrame não foi revelado pelas partes. O contrato com a TIM é o primeiro fechado pela Nokia/Intel na América Latina. O servidor AirFrame foi apresentado em Barcelona, no Mobile World Congress, com aplicações de realidade virtual em 5G.

Indagado sobre o futuro dos datacenters, Capdeville disse que as unidades voltadas para TI é que estão sendo vendidas pelos seus concorrentes. "Investir em datacenters menores para edge computing é o futuro, especialmente, por conta das aplicações que vão surgir com o 5G", reforçou. Na prática, o edge computing permite que os dados sejam processados e armazenados em um servidor localizado no mesmo espaço onde foram gerados. Isso acaba evitando problemas de latência – termo utilizado para descrever o período em que os dados processados vão até a nuvem e voltam para o dispositivo, o que termina por gerar lentidão.

*Com informações da Assessoria da Nokia


Trabalha com dados? Você precisa saber o que é o Lifelong Learning

Buscar o constante aprendizado é uma ferramenta essencial para qualquer profissional. Isso vale ainda mais para quem trabalha em uma área dinâmica e que requer pensamento holístico como o profissional de dados.

Destaques
Destaques

Eneva investe R$ 3 milhões para unir gás à energia com a IA ALINE

Software, que utiliza algoritmos de machine learning, foi desenvolvido em parceria com o Instituto Tecgraf da PUC/Rio e está sendo testado no Maranhão. Próxima etapa é um projeto de pesquisa com foco na integração da produção do gás onshore com a geração de energia, o que significa usar IA em um projeto 100% conectado.

Armazenamento por serviço: um mercado em alta com privacidade de dados

IDC prevê que, em 2023, o mundo terá 11,7 ZB de dados armazenados, em comparação aos 5,0 ZB, apurados em 2018.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O que é o balanceamento de carga de alta disponibilidade?

Por Ivan Marzariolli *

A alta disponibilidade começa com a identificação e eliminação de pontos únicos de falha em sua infraestrutura que podem desencadear uma interrupção do serviço - por exemplo, implantando componentes redundantes para fornecer tolerância a falhas no caso de um dos dispositivos estiver com problemas.

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site