GESTÃO

Serpro quer ser integrador do Governo em Internet das Coisas

Luís Osvaldo Grossmann ... 18/07/2019 ... Convergência Digital

O Serpro abriu nesta quinta-feira, 18/7, uma consulta pública tendo em vista a contratação de solução gerenciamento de dispositivos de internet das coisas, com serviço de instalação, configuração e parametrização. O objetivo da estatal é, expressamente, se tornar integrador de soluções, de olho em ofertas especialmente para o governo federal, mas também estaduais e municipais. 

“O Serpro se posiciona como o agente integrador de tecnologias de Iot e sistemas estruturantes de governo. Desta forma, o Serpro incluiu como objetivo estratégico a implantação da plataforma de internet das coisas em ambiente produtivo ainda esse ano”, informa a estatal. 

A ideia, explica ainda o Serpro é que “essa plataforma permitirá o gerenciamento de dispositivos, recebimento e envio de dados além de integração com sistemas estruturantes. O público-alvo a que se destina, pode passar pelas esferas municipais, estaduais e federais de governo além do envolvimento com iniciativas privadas. Ela viabilizará novos negócios no universo de coisas autônomas além dos acordos de cooperação técnica já firmados com a empresa.”

Com esse objetivo, o Serpro prepara a contratação da solução de gerenciamento dos dispositivos conectados. Entre as premissas dessa contratação, a estatal adianta que o modelo deverá ser de instalação dentro da nuvem do Serpro,  permitindo que as atividades de monitoramento do ambiente, bem como o gerenciamento, instalação possa também ser realizada pela estatal. 

Aponta, ainda, que funcionalidades relacionadas ao gerenciamento de dispositivos devem ser ofertadas via interface web, e via API para acesso externo à solução. Que também deve possibilitar a integração com algoritmos de inteligência artificial para o processamento de texto, imagens, vídeos, e outros algoritmos aplicáveis. 

Explica a estatal que “a solução de Gerenciamento de Dispositivos IoT deve ser fornecida na forma de uma plataforma integrada de tecnologia para dar suporte a todas as iniciativas do Serpro que envolvam o gerenciamento de dispositivos, recebimento e envio de dados para dispositivos sob protocolos mqtts, mqtt, http, https”. 

Assim, o objetivo dessa consulta pública é colher proposta, críticas e sugestões, que servirão de base para licitação a ser realizada logo em seguida. Os questionamentos e sugestões devem ser enviados para os e-mails: leandro.silva@serpro.gov.br ou eliezer.trajano@serpro.gov.br, desde esta quinta e até o próximo 29/07. Mais informações neste link


Carreira
BID abre inscrições para curso gratuito em português de Gestão de riscos em projetos

Os participantes que atingirem bom desempenho terão acesso ao Certificado de Identidade Verificada, emitido pelo BID, ao custo de US$ 25. Caso opte pelo certificado verificado, ele receberá ainda 30 unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) PMI®.

eSocial: leiaute novo usa CPF como identificação única do trabalhador

Versão beta do novo leiaute do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) está disponível para a avaliação das mudanças realizadas pelo Governo.

eSocial: Alterações relativas à contribuição previdenciária estão no ambiente de testes

O comitê do eSocialdiz que para permitir que empregadores e desenvolvedores façam testes foram estabelecidas datas fictícias relativas às faixas de salário de contribuição.

Aplicativo do governo mostra devedores da União e FGTS

Batizado ‘Dívida Aberta’, app para celulares e tablets permite consulta por nome, CPF ou CNPJ, ou mesmo pelo mapa do Brasil. 

Em mais uma etapa, BNDES ganha competência para vender ações da Dataprev

Portaria 1.675/20,  da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, lembra que o banco de fomento é o gestor do Fundo Nacional de Desestatização




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G