INOVAÇÃO

Cesar Manaus é credenciada pela Lei de Informática

Convergência Digital ... 10/07/2019 ... Convergência Digital

A unidade de Manaus do CESAR foi credenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) a executar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias da informação e comunicação por meio da Lei de Informática (8.248/91) – que isenta empresas privadas fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos de pagar Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), com a contrapartida de investimentos em P&D. Desta forma, o CESAR Manaus está agora habilitado a receber investimentos de companhias interessadas em participar de projetos de pesquisa no centro de inovação.

De acordo com Eduardo Peixoto, Chief Design Officer (CDO) do CESAR, a medida deve trazer mais competitividade ao setor de tecnologia do país. “Investir em pesquisa e desenvolvimento, principalmente na área de tecnologia, é uma estratégia crucial para garantir o crescimento sustentável de um país. O Brasil, contudo, gasta muito pouco com o segmento anualmente”, pondera Peixoto. Segundo dados do MCTIC, investe-se cerca de R$ 80 bilhões em pesquisa e desenvolvimento por ano, somando gastos das iniciativas pública e privada – valor que representa menos de 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Uma das consequências mais graves deste gap de investimentos se reflete na baixa produtividade. Segundo o levantamento Brazil Digital Report de 2019, da consultoria McKinsey, a produtividade brasileira evoluiu muito pouco em quase três décadas. O ganho anual de produtividade no Brasil entre 1990 e 2018 foi de apenas 1,3%. Como base de comparação, na China este ganho foi de 8,8% ao ano no período, enquanto que na Índia foi de 5% e no Chile, nosso vizinho latino-americano, foi de 3%.

O CESAR tem unidades em Recife, Curitiba, Sorocaba e Manaus, regiões com forte presença do setor produtivo e elevadas demandas por conhecimento tecnológico. A unidade de Manaus tem se destacado, inclusive, no ramo de pesquisa em Internet das Coisas (IoT), segmento considerado o futuro da automação, que tem crescido exponencialmente com o surgimento de gadgets cada vez mais disruptivos e do aumento do consumo de dados no mundo todo. Atualmente, dois em cada três brasileiros têm acesso a smartphones e à internet e passam mais de nove horas por dia conectados. O Brasil figura hoje o 3º lugar entre os países que mais usam as principais plataformas de mídia social.

*Com informações do CESAR Manaus


Cloud Computing
Uma empresa utiliza, em média, 1295 serviços na nuvem

Relatório Netskope Cloud Report aponta que as três principais violações de política detectadas em serviços de nuvem corporativa incluem Prevenção a Perda de Dados (DLP), política de atividade na nuvem e, violações de atividade atípica.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Transformação digital é um dos temas da 4ª edição da O&G TechWeek

Evento, no Rio de Janeiro, vai  debater o impacto das tecnologias digitais no futuro dos segmentos de Upstream, Downstream, Gás e Energia e os possíveis desdobramentos em outros setores da economia.

Desafio em segurança e defesa premia startups com R$ 100 mil

Fintechs e Blockchain também são temas para a disputa, batizada de Conexão Defesa, e que acontece de 03 a 05 de setembor, em Florianópolis. Inscrições vão até o dia 20 de agosto.

Brasil cai duas posições em ranking global de inovação

Entre 129 países, o Brasil é o 66º mais inovador segundo o Índice Global de Inovação da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Na América Latina, País fica atrás do Chile, México e Costa Rica.

G7 manda recado ao Facebook: a criptomoeda Libra não será liberada tão fácil

As autoridades regulatórias globais não permitirão que o Facebook lance sua criptomoeda libra até que todas as suas preocupações, desde a lavagem de dinheiro até a estabilidade financeira, sejam resolvidas,revelou Benoît Coeuré, membro do conselho do Banco Central Europeu.

DBServer: competitividade exige uma nova maneira de fazer software

Ao completar 25 anos, a companhia gaúcha investe em novas tecnologias, entre elas, Blockchain, com o lançamento, em setembro, de um projeto dedicado à área de saúde, conta Verner Heidrich.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G