Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

Ana Paula Lobo e Rafael Mariano ... 12/06/2019 ... Convergência Digital

A transformação digital impõe mudanças em todos os setores, e as telecomunicações não estão fora dessa jornada, diz o CEO da Embratel, José Formoso. Ele lembra que a companhia está nesse processo há sete anos.

"Nós definimos como meta entender como será o mundo daqui a 10 anos, como serão os nossos clientes daqui a 10 anos e como está sendo a evolução do mundo conectado, porque, ao final, tudo será conectado", afirmou Formoso, em entrevista exclusiva à CDTV, do portal Convergência Digital, no CIAB Febraban 2019, que acontece esta semana, em São Paulo.

Segundo o CEO da Embratel, um dos passos mais importantes da transformação digital foi aprender a experimentar e, principalmente, errar, não mais tendo como centro a própria Embratel, mas em compartilhamento com o cliente. "Aprendemos também que para fazer a transformação digital é preciso reunir quem quer mudar e afastar quem resiste à mudança", ressaltou o executivo.

Sobre o interesse crescente dos bancos em Internet das Coisas, Formoso disse que todos os segmentos econômicos entendem que o mundo será 100% conectado e precisam entender como essa conectividade vai mudar a relação com os clientes. "Definitivamente, o mundo mudou e vai mudar mais", atestou, enfatizando que o cliente se tornou o centro de todas as atenções. "Na Embratel, o cliente é a prioridade da nossa transformação digital. Hoje, qualquer um pode ser nosso concorrente. O mundo do passado não vai mais voltar. Precisamos nos preparar para estarmos fortes, e o cliente é quem ditará as regras", reforçou. Assistam à entrevista com o o CEO da Embratel, José Formoso.


TV Digital: Sobra de R$ 1,4 bilhão fica para Minicom construir rede na Amazônia

“Esses recursos, que são públicos, vão para ser usados em leilões reversos para interessados em construir as 15 rotas que estamos estudando”, revelou Leonardo de Morais ao CDemPauta.

Relator propõe enquadrar TV linear na internet como SVA e não como TV paga

Se as proposta passar, se descarta a denúncia da Claro contra a Fox pelo acesso do Fox+ pela web. Mudança altera a arrecadação tributária dos Estados, já que SVA não paga ICMS, mas ISS. Valor calculado é algo em torno de R$ 3 bilhões.

Anatel recria 10 colegiados após extinção por Decreto presidencial

Uso do Espectro, Defesa dos Usuários, Prestadoras de Pequeno Porte, Aferição da Qualidade, Ofertas de Atacado, Acompanhamento de Redes são alguns dos grupos reestabelecidos pela agência. 

Reclamações contra oferta de banda larga crescem 40% com a quarentena da Covid-19

Queixas na Anatel cresceram especialmente a partir de março. No conjunto dos serviços, agência recebeu 1,52 milhão de reclamações entre janeiro e junho. Também houve um aumento de 20% com relação à telefonia móvel.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G