Home - Convergência Digital

5G tem vários desafios a serem enfrentados pelo Brasil

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Pedro Costa - 09/12/2018

Ao sediar a 6ª edição do 5G Global Event, no Rio de Janeiro, o Brasil mostrou que tem relevância nas discussões globais do setor de telecomunicações, afirmou o presidente da Telebrasil, Luiz Alexandre Garcia. À Newsletter da Telebrasil, o executivo disse que o País tem vários desafios a enfrentar para ter o 5G.

“O principal desafio é ter a capacidade de construir uma infraestrutura para suportar milhares de estações radiobase, sejam elas macro, micro ou pico células, para fazer os serviços 5G funcionarem”, advertiu. O presidente da Telebrasil enumerou ainda outros pontos relevantes, entre eles, a aprovação e regulamentação do PLC 79, que vai ampliar os investimentos em banda larga e a normatização do direito de passagem.

A liberação de espectro também será essencial para o Brasil estar na linha de frente dos serviços 5G. “Para termos mais capacidade de transmissão de dados, será necessário mais espectro, o que vai demandar a realocação de serviços existentes. Essas frequências serão usadas para o 5G, para Internet das Coisas e cidades inteligentes”, acrescentou Garcia. O presidente da Telebrasil reforçou que não existirá estratégia digital sem infraestrutura de telecomunicações. Assistam à entrevista com Luiz Alexandre Garcia.

Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

26/06/2019
Florianópolis quer ser cidade laboratório do 5G no Brasil

26/06/2019
TIM faz piloto de 5G em 'rede viva' em Florianópolis

26/06/2019
Governo de Brasília retoma Parque Tecnológico com laboratório de 5G e incubadora

26/06/2019
TIM faz piloto de 5G em 'rede viva' em Florianópolis

24/06/2019
Huawei: "Vamos manter os altos investimentos em 5G"

24/06/2019
5G redefinirá o papel de uma operadora de telecomunicações

17/06/2019
Embratel: multicloud dá liberdade para o cliente escolher a nuvem que quer

17/06/2019
Banco do Brasil usa IoT na gestão dos ativos de terminais de autoatendimento

14/06/2019
Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

12/06/2019
Ericsson: adoção do 5G será ainda mais rápida do que foi a do 4G

Destaques
Destaques

Para injetar R$ 200 bilhões na economia, IoT tem de ficar livre das amarras tributárias

Relator da proposta de tributo zero para Internet das Coisas, deputado Eduardo Cury, do PSDB/SP, disse que o setor precisa municiar o Parlamento com dados para convencer à Casa a conceder a desoneração.

5G exige muito espectro para entregar tudo que se espera da tecnologia

Anatel, indústria e teles sustentam que a nova onda tecnológica só vai atender as demandas esperadas se tiver frequência suficiente para melhorar os serviços.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site