TELECOM

Telefônica: gap digital é enorme no Brasil

Da Agência Telebrasil ... 22/05/2019 ... Convergência Digital

O presidente da Telefônica, Christian Gebara, ao participar do Painel Telebrasil 2019, nesta quarta-feira, 22/05, disse que a companhia vai manter seus investimentos no Brasil, mas reforçou a necessidade de se criar um ambiente mais favorável para que eles sejam mais efetivos.

Gebara lembrou que, no atual contexto, não existe transformação digital sem conectividade e que esta transformação tem desafios bastante específicos a serem enfrentados aqui no Brasil. “O Brasil tem hoje um grande gap digital a ser preenchido”, afirmou, lembrando que 33% dos habitantes do país sequer utilizam a internet, percentual ainda maior nas regiões Norte e Nordeste.

Ainda de acordo com Gebara, 19% dos municípios brasileiros não têm cobertura 4G, assim como 45% das pessoas não contam com smartphones 4G. Além disso, 87% dos municípios brasileiros não contam com conexões acima de 34Mbps disponíveis.

“O impacto deste gap se dá em toda a sociedade. Hoje estamos muito atrás de outros países”, diz, lembrando que só 15% das cidades têm equipamentos para implementar prontuários eletrônicos, contra 98% na Inglaterra. Em outra frente, só 28% dos estudantes brasileiros utilizam computadores conectados na escola.

Mas como tirar esta diferença? Um dos pontos citados pelo executivo trata dos tributos cobrados hoje do setor. “O Brasil tem 43% de tributos sobre receita líquida no setor de telecomunicações, contra 13% nos EUA, por exemplo”, compara. Além disso, as prestadoras de serviços de telecomunicações ainda estão presas a obrigações legais obsoletas, como as referentes à oferta de telefonia fixa e têm de enfrentar um grande número de diferentes legislações. “O país tem mais de 300 leis municipais e estaduais para implementação de antenas, e isso restringe a expansão”, diz.

Para Gebara, o Brasil precisa de mudanças estruturais e ele aposta em algumas frentes como a aprovação do PLC 79/16; a criação de um regulamento de qualidade; a realização do leilão das frequências 5G sem viés arrecadatório; a criação de um ecossistema de IoT; e um trabalho de autoregulamentação do setor que garante o direito do consumidor.

“Enquanto isso, continuamos apostando no Brasil. Este ano, nossa previsão é de investir mais R$ 9 bilhões, atendendo mais cidades com FTTH e ampliando a cobertura 4,5 G. Vamos ajudar a construir o Brasil Digital, mas este deve ser um compromisso é de todos”, completa.


Veja edição 12 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 12
Especial 20 Anos de Internet no Brasil


Há 20 anos os provedores de Internet escrevem suas histórias no País. A trajetória não foi nada fácil. Houve decisões políticas e econômicas significativas. Infraestrutura, modelo de negócios e fidelização de clientes foram relevantes no passado e continuam sendo no presente. Ao longo de duas décadas, os ISPs tiveram de se reinventar diversas vezes para não deixar de existir.

Clique aqui para ver outras edições

Governo autoriza aumento de capital da Telebras de R$ 1,17 bilhão

Montante é reflexo dos aportes autorizados em 2015, 2016, 2017 e 2018, quando a estatal estava ainda em acerto financeiro do satélite geoestacionário de defesa e comunicações. 

Comissão aprova prazo de seis meses para instalação de bloqueador de celular em presídios

Relator do projeto retirou o dispositivo que condicionava as novas outorgas de telecomunicação à instalação, ao custeio e à manutenção dos bloqueadores pelas prestadoras.

Com Smart, Algar Telecom fica com 1.100 Km de rede própria em Pernambuco

Compra da Smart Telecomunicações foi concluída e empresa tem previsão de investir R4 78 milhões na região Nordeste nos próximos cinco anos.

Entidades rebatem Anatel e lançam carta contra o PLC 79/16, o projeto que muda telecom

Em contraponto à agência reguladora, entidades de defesa de consumidores e de direito à comunicação criticam o PLC 79/16, alegam que a proposta favorece a concentração e reduz o poder da União de exigir investimentos em banda larga. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G