Home - Convergência Digital

Há uma demanda enorme por profissionais para Inteligência Artificial

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 07/08/2019

Os trabalhos relacionados à machine learning e inteligência artificial registraram um aumento na demanda, de acordo com o mais recente relatório Fast 50 do Freelancer.com, que mapeia o movimento trimestral das 50 categorias profissionais que mais crescem e das que mais diminuem no marketplace online da Freelancer.com, que, hoje, inclui mais de 34 milhões de pessoas em 247 países, regiões e territórios ao redor do mundo.

No Relatório Fast 50 do segundo trimestre de 2019, os cientistas e engenheiros de dados da Freelancer.com se debruçaram sobre os mais de 433 mil postos de trabalho publicados no site para analisar as últimas tendências no mercado de trabalho e identificar os conjuntos de habilidades que viram o maior movimento na demanda.

"Há algumas tendências fascinantes no Relatório Fast 50 deste trimestre", afirma o CEO da Freelancer.com, Matt Barrie. "A primeira é a enorme demanda por qualquer habilidade relacionada à inteligência artificial e machine learning. As aplicações potenciais para a tecnologia de machine learning parecem ilimitadas e esperamos que a demanda nessa área continue crescendo", sinaliza.

"A segunda grande tendência é que grandes empresas estão se movendo em direção a uma força de trabalho mais ágil e enxuta que atende suas necessidades imediatas. Isto é evidente no número de habilidades administrativas neste Fast 50 do trimestre, e, anedoticamente, na crescente demanda que estamos vendo para a Freelancer Enterprise, nossa plataforma para grandes organizações", explica Barrie.

Os 10 trabalhos freelancer mais procurados no segundo trimestre

Os dez principais trabalhos que se destacaram este ano são: Atendimento ao Cliente, Transcrição, Contabilidade, Escrita Acadêmica, Processamento de Dados, Desenvolvimento de aplicativos React Native, Análise Estatística, Machine Learning, Espanhol, Algoritmo e Assistência Virtual. Além dessas habilidades, trabalhos freelancer relacionados à Estatística e Matemática são as estrelas em ascensão do segundo trimestre, juntamente com Engenharia Mecânica. Todas as três categorias apresentaram fortes ganhos durante o período.

Duas tendências são evidentes no Relatório Fast 50 deste trimestre. O primeiro é o aumento das habilidades relacionadas à inteligência artificial, como Machine Learning, Análise Estatística e Processamento de Dados. No geral, há um foco de alta tecnologia no Fast 50 deste trimestre.A segunda tendência é em direção a um ambiente de trabalho mais enxuto e mais distribuído. Seguindo a tendência evidente no Relatório Fast 50 do primeiro trimestre, mais empresas estão recorrendo a freelancers para os trabalhos operacionais de seu dia a dia, tais como Atendimento ao Cliente, Contabilidade e Transcrição.

1. Atendimento ao Cliente

De acordo com a Forbes, a Inteligência Artificial será responsável, eventualmente, por fazer o trabalho pesado do atendimento ao cliente para a maioria das companhias. Enquanto isso, a maioria dos clientes quer o conforto de conversar com outro ser humano. O atendimento ao cliente foi o grande vencedor no relatório Fast 50 deste trimestre, com a demanda pela habilidade crescendo 54,78% neste período de 2019 - de 1.913 para 2.961. O aumento da demanda por atendimento ao cliente é também um indicativo da tendência a uma força de trabalho mais enxuta e distribuída. Freelancers para atendimento ao cliente permitem que as empresas forneçam suporte 24/7, com profissionais trabalhando em fusos horários e fronteiras internacionais.

2. Transcrição

Continuando a tendência da força de trabalho administrativa distribuída, há um forte aumento na procura por transcrição. A habilidade viu sua demanda crescer em 50% no segundo trimestre de 2019 - de 4,744 para 7,116. Profissionais de transcrição se especializam na transferência de notas manuscritas para um formato editável. Precisão e velocidade são as principais habilidades para esses profissionais, e contratar um freelancer significa que as empresas podem, rápida e eficientemente, colocar atas de reunião em um formato legível e distribuível.

3. Contabilidade

A escrituração contábil é mais uma habilidade administrativa que as empresas estão passando aos freelancers para agilizar seus processos. A demanda por contabilidade cresceu 49,19% no segundo trimestre de 2019 - de 1.047 para 1.562. É evidente que as organizações estão percebendo a necessidade em concentrar seus esforços em tarefas de alto valor, enquanto distribuem sua força de trabalho para lidar com tarefas administrativas.

4. Redação Acadêmica

Redação Acadêmica é a primeira habilidade registrada no Fast 50 deste trimestre que não ilustra as tendências do trabalho freelancer para tarefas administrativas ou machine learning e inteligência artificial. No entanto, a demanda por habilidades de redação acadêmica cresceu 42,28% no segundo trimestre de 2019 - de 2.117 para 3.012. Essa tendência deve apresentar uma certa sazonalidade, já que o trimestre correspondeu ao final do semestre para as faculdades e universidades.

5. Processamento de Dados

O aumento de 38,65% na demanda por habilidades de processamento de dados - de 10.896 para 15.107 - mantém a tendência dominante no Fast 50, que reflete a ascensão global do Big Data e Machine Learning. O processamento de dados consiste em coletar dados e traduzi-los em informações úteis. É uma tarefa normalmente realizada por cientistas de dados e é um passo essencial na criação de aplicações de machine learning e inteligência artificial. Big Data e IA estão sendo utilizados em todos os campos imagináveis, incluindo, por exemplo, a indústria da cannabis.

6. Desenvolvimento de aplicativos React Native

O mercado de aplicativos móveis é enorme e continua crescendo. Segundo a Statista, os downloads de aplicativos para dispositivos móveis crescerão mundialmente para 258,2 bilhões até 2022. Refletindo essa tendência, a demanda por desenvolvimento de aplicativos React Native aumentou em 37,95% durante o segundo trimestre de 2019 - de 1.162 para 1.603. React Native é uma denominação criada pelo Facebook para definir a habilidade de desenvolver aplicativos nativos para dispositivos Android ou iOS. Conforme mais organizações reconhecem a oportunidade de desenvolverem o próprio aplicativo, é esperado que a demanda por habilidades como essa continue crescendo.

7. Análise Estatística

O Big Data continua crescendo e espera-se que alcance US$ 203 bilhões em receita para companhias em 2019. Esses dados exigem uma análise sofisticada, por isso não é de admirar que a demanda por Análise Estatística tenha aumentado em 36,82% - de 1.222 para 1.672. A capacidade de analisar e visualizar grandes tendências de dados contribuem fortemente para a próxima habilidade no Fast 50, a Machine Learning.

8. Machine Learning

A inteligência artificial está dominando as notícias e está sendo usada para tarefas tão variadas quanto identificar o risco de suicídio, a previsão financeira e para desenvolver comerciais de carros. Tecnologias como a API da Freelancer usam machine learning para mesclar inteligência de computador com engenhosidade humana, permitindo que as máquinas encontrem talentos humanos. Não é de admirar, então, que trabalhos envolvendo machine learning tiveram um aumento de 36,66% na demanda - de 2.144 para 2.930. Engenheiros de IA e machine learning estão se tornando alguns dos talentos mais procurados mundialmente à medida que a IA se integra à vida diária, unindo a inteligência humana com o poder de processamento do computador.

Os trabalhos freelancers que sofreram queda na demanda

Muitas habilidades presentes no relatório Fast 50 sofreram um declínio durante o segundo trimestre de 2019, embora essas quedas na demanda tenham sido muito menos pronunciadas do que no primeiro trimestre, sugerindo que o mercado freelancer se mantém saudável e robusto. As habilidades que viram os maiores declínios foram PrestaShop, PSD para HTML, Joomla e redação de textos.

O declínio em PrestaShop, uma plataforma para sites de e-commerce, é particularmente interessante, considerando o aumento na demanda, durante o primeiro trimestre, por habilidades em Shopify. Considerando que PrestaShop e Shopify são concorrentes, pode ser uma indicação de que o Shopify está vencendo a guerra do e-commerce.

No entanto, o mercado de freelancers permanece fluido e habilidades que saem de moda em um trimestre podem passar por um enorme crescimento de demanda no próximo. A tendência geral parece ser aquela em que mais empresas reconheçam o valor fornecido por freelancers qualificados.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

20/08/2019
Intel embute Inteligência Artificial em chip para datacenters

15/08/2019
MediaTek quer levar Inteligência Artificial para o consumidor em IoT

08/08/2019
CPqD desenvolve plataforma open source de IA voltada ao agronegócio

07/08/2019
Há uma demanda enorme por profissionais para Inteligência Artificial

02/08/2019
Serpro reabre consulta para comprar solução de inteligência artificial

01/08/2019
Brasileiro tem pé atrás com as inovações da Inteligência Artificial

24/07/2019
Consumidor exige uso ético da Inteligência Artificial

18/07/2019
Duas em cada três empresas querem Inteligência Artificial para evitar ataques hackers

15/07/2019
Oi lança Joice, robô para atendimento aos clientes

01/07/2019
Inteligência Artificial é incapaz de tomar decisões imparciais

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TICs vão demandar 700 mil novos profissionais na Indústria em cinco anos

Dados são do Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo SENAI, que indicam ainda a urgência na qualificação de 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais por conta da indústria 4.0. Um dos especialistas em alta é o condutor de processos robotizados, com um incremento de 22% no número de vagas.

Técnicos são os que mais procuram especialização em Big Data

Cursos voltados para desenvolvimento Full Stack e Segurança Cibernética também são bastante demandados. No caso do big data, dos alunos formados nesta área, 45% possuem mais de 10 anos de experiência (sênior); 36% até nove anos (pleno) e 19% até três anos (recém-formados).

Agile reescreve a carreira do desenvolvedor de software

Ao mudar a entrega dos serviços – quebrando a prática dos longos projetos –, a metodologia também exige novos profissionais.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site