INTERNET

Governo do Espírito Santo vai comprar 340 quilômetros de fibra óptica

Convergência Digital ... 13/08/2019 ... Convergência Digital

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) publicou, nesta terça-feira (13), o edital da licitação para ampliação da rede de fibra óptica da Região Metropolitana da Grande Vitória, que permitirá alcançar os municípios de Guarapari, Viana e de novos locais na Serra e Vila Velha.  Serão implantados mais 340 quilômetros de fibra óptica, interligando cerca de 100 unidades de órgãos públicos estaduais. Os novos recursos também serão usados para a manutenção da rede de fibra óptica já implantada, que contempla cerca de 450 órgãos estaduais, em Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra.

“Fibra ótica é um investimento importante, pois permite interligar nossos órgãos públicos, como escolas, unidades de saúde, presídios, secretarias, agilizando serviços e diminuindo, assim, o custo do Estado. Vamos dar velocidade e estabilidade à nossa rede pública”, afirmou o governador do Estado, Renato Casagrande.

A expansão da rede de fibra óptica contribuirá para reduzir custos governamentais por meio da utilização de videoconferência, das teleaudiências criminais, da telefonia integrada e dos links de telecomunicações. Outro benefício do investimento é tornar mais rápido, nas repartições, o acesso aos diversos sistemas utilizados pelo Governo.

O processo licitatório será na modalidade pregão eletrônico, tipo menor preço. As propostas podem ser enviadas a partir das 8 horas, desta quarta-feira (14), até às 9h59 do próximo dia 23, quando será aberta a sessão, às 10 horas. A partir desse horário, os licitantes poderão apresentar lances até o encerramento do certame.  Mais informações: comunicacao@prodest.es.gov.br


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

MP de Brasília abre inquérito para apurar venda de dados pessoais

Empresa na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territorios (MPDFT) é a Procob S.A. De acordo com a denúncia, essa empresa comercializa relatórios contendo informações como endereço, telefones, e-mails e outros.

TJSP começa com grupo Itaú projeto de citação eletrônica de pessoas jurídicas

Segundo oTribunal, informações técnicas para a participação foram enviadas a diversas instituições, mas por enquanto  somente o grupo financeiro respondeu. 

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas

Trabalho de filtragem de conteúdo é  feito por algoritmos de inteligência artificial que identificam conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, nudez adulta e atividades sexuais, violência e conteúdo explícito, bullying e assédio.

MPF: Expor em redes sociais quem descumpre isolamento é obrigação

Em nota técnica, Procuradoria dos Direitos do Cidadão defende ato de denunciar ou expor pessoas que promovem festas, reuniões ou outras atividades temporariamente proibidas.

MPF pede ao Google para tirar do ar vídeo de pastor vendendo feijão como cura da Covid-19

Valdemiro Santiago de Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, vende por R$ 100 a até R$ 1 mil, sementes de feijão "mágico". 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G