Home - Convergência Digital

Intel desiste dos chips 5G e Apple se acerta com Qualcomm

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 17/04/2019

Numa espécie de ‘efeito tostines’, dois anúncios sacudiram o ecossistema 5G: no mesmo dia em que Apple e Qualcomm se acertaram para encerrar disputas e manterem encomendas, aquela que seria a alternativa da fabricante de iPhones avisou que está fora do mercado de chips móveis de quinta geração.

“A companhia vai continuar investindo em chips 5G para infraestrutura de redes, mas no mercado de modems para smartphones se tornou aparente que não há um caminho claro para lucratividade e retornos positivos”, justificou o presidente da Intel, Bob Swan, no comunicado da empresa.

A causa ou consequência parece ter relação com o armistício anunciado na terça, 16/4, entre Apple e Qualcomm, numa promessa de encerrar a longa guerra judicial entre a fabricante de smartphones e a principal desenvolvedora mundial de chips para esses aparelhos.

Em 2017, a Apple foi à Justiça alegando ilegalidades nos acordos de royalties pelo uso de tecnologias da Qualcomm. Desde então, a Qualcomm rebatou com ações contra a Apple em diferentes países como Alemanha e China por infração no uso de suas patentes.

Agora, as duas empresas anunciam que a Apple vai pagar um valor que não foi divulgado por um acordo de licenciamento válido por seis anos. A Qualcomm vai continuar a suprir chips para os smartphones da Apple e tanto as ações entre ambas ao redor do mundo como as movidas por parceiros serão encerradas.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

06/12/2019
STF suspende lei de Pernambuco que proibia teles de vender SVA associado a telecom

05/12/2019
Ericsson: patentes mais importantes são as que resolvem os problemas

03/12/2019
TIM vence Google e STJ manda provedores de aplicação fornecerem porta lógica

02/12/2019
PGR defende no STF que Bolsonaro pode bloquear jornalista em conta no Twitter

28/11/2019
PGR defende acesso a dados armazenados em celular sem ordem específica

28/11/2019
CCJ aprova permissão para INPI fazer parcerias para reduzir fila de patentes

25/11/2019
STJ valida sistema 'mailbox' e confirma patente por 20 anos

14/11/2019
Atraso para entrega de patentes no Brasil está em 6,6 anos

12/11/2019
Acesso a dados de quem ligou é inconstitucional e não pode virar norma

25/10/2019
Teles: Acesso a cadastro é tecnicamente complexo e legalmente duvidoso

Destaques
Destaques

5G terá 2,6 bilhões de usuários em 2025

Previsão é da Ericsson, que projeta 65% da população mundial cobertura com serviços da nova tecnologia. Consumo de dados deve pular dos atuais 7GB para 24 GB por mês. 

Redes privadas no 5G impulsionam o crescimento econômico do País

“Nas quatro verticais indicadas pelo governo as redes privadas podem ter impacto forte. Por isso a abertura regulatória é muito importante”, defende a gerente da Qualcomm, Milene Pereira. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Carro autônomo: decisões baseadas em dados vão evitar acidentes?

Por Rogério Borili *

O grande debate é que a inteligência dos robôs precisa ser programada e, embora tecnologias como o machine learning permitam o aprendizado, é preciso que um fato ocorra para que a máquina armazene aquela informação daquela maneira, ou seja, primeiro se paga o preço e depois gerencia os danos.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site