TELECOM

Parlasul recomenda fim do roaming entre países do Mercosul

Convergência Digital* ... 02/04/2019 ... Convergência Digital

Os integrantes do Parlasul, o Parlamento do Mercosul, aprovaram na segunda-feira, 1o/4, em Montevidéu, no Uruguai, uma recomendação para que os países do bloco – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia – eliminem a cobrança das taxas de roaming.

É mais um empurrão no movimento que já reúne diversos países latino-americanos. Em novembro do ano passado, Brasil e Chile assinaram um acordo de livre comércio com 17 temas, um teles exatamente o fim do roaming internacional na telefonia móvel entre os dois países.

Antes disso, em março, durante cúpula da Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel) realizada na Argentina, o Brasil e outros 18 países da região firmaram uma carta de intenções onde prometem trabalhar pelo fim do roaming internacional nas redes móveis até 2022.

“O custo atribuído ao serviço de roaming é excessivo em alguns países. A eliminação ou redução das tarifas locais desse serviço não beneficiará apenas os cidadãos brasileiros, mas aumentará também o fluxo de comunicações, beneficiando também as operadoras”, defende o deputado Lucas Redecker (PSDB-RS), um dos 19 representantes brasileiros no Parlasul.

* Com informações do Parlasul


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Sem definição no Senado, Carlos Baigorri assume como substituto na Anatel

Nome do superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da agência continua à espera de sabatina, desde outubro de 2019, pela Comissão de Infraestrutura.

Oi, Oi Futuro e Ministério da Cidadania integram Tecnologia à história das Telecomunicações

Espaço MUSEHUM-Museu das Comunicações e Humanidades - utiliza novas tecnologias como realidade vritual, 3D, celular e games para reportar a trajetória do mercado brasileiro.

MPF usa analytics para fiscalizar telefonia móvel

Câmara do Consumidor e da Ordem Econômica do Ministério Público Federal usa ferramenta que compila dados da Anatel para orientar promotores em cidades com “índices críticos”. 

Rede de IoT da American Tower atinge 220 cidades

Segundo a empresa, rede IoT/LoRaWAN trafegou mais de 1,7 bilhão de mensagens no ano passado, especialmente, nos segmentos de gestão de frota e ativos.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G