TELECOM

Anatel amplia frequência para serviço móvel via satélite

Luís Osvaldo Grossmann ... 25/04/2019 ... Convergência Digital

A Anatel aprovou nesta quinta, 25/4, uma consulta pública que prevê a destinação de parte da Banda S (2 a 4 GHz) para o Serviço Móvel Global por Satélite, modalidade que oferece telefonia celular em áreas onde não há uma infraestrutura terrestre de antenas. Ao fazê-lo, ampliou o naco previsto na proposta original e também permitiu o uso por serviços terrestres.

“Diante dos comentários recebidos na consulta e da alteração do cenário em que se encontra a Banda S, a área técnica decidiu rever a análise de impacto regulatório para incluir uma alternativa que valoriza a destinação dessa banda no Brasil, tanto para os serviços moveis via satélite como para serviços fixos e móveis terrestres, em consonância com uso internacional”, afirmou o conselheiro Aníbal Diniz, relator do caso.

Como resultado, foi destinada a faixa de 1980 a 2010 MHz e 2170 e 2200 MHz ao SGMS, SMP, SCM, STFC e SLP, portanto 30+30 MHz, que segundo Diniz “é bastante coerente com o cenário atual e corresponde às expectativas do setor para utilização eficiente do espectro”.

A destinação teve origem em um pedido da americana Echostar, que defendia uma fatia maior, de 1980 a 2025 e 2160 a 2200. Originalmente, por temer “interferências de difícil solução”, a agência avaliou destinar somente 20+20 MHz, começando em 1990 MHz e 2180 MHz. A consulta pública vai receber contribuições por 30 dias.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Vivo coloca IA Aura pra atender cliente pelo WhatsApp

Pelo número 11-99915-1515, é possível esclarecer dúvidas sobre planos e promoções, verificar consumo de dados, fazer recargas com bônus e receber 2ª via de conta, entre outras funcionalidades.

Silêncio positivo para antenas passa na MP da Liberdade Econômica, mas não como o mercado esperava

Serão os órgãos públicos- os responsáveis pela burocracia excessiva e que restringem a liberação da implantação - os responsáveis por determinar um prazo máximo de resposta. MP da Liberdade Econômica também mexeu em pontos da Lei trabalhista.

Unifique compra provedor Internet em Santa Catarina

Aquisição faz parte da estratégia da Telecom catarinense de ampliar sua área de expansão e conquistar 1 milhão de residências até 2025. Unifique, hoje, atende a 116 municípios do Estado de Santa Catarina.

Anatel tem quatro vagas para comitê de defesa dos usuários

São três vagas para representantes de usuários ou entidades de defesa do consumidor, além de uma para representante de entidades de classe de prestadoras de serviços de telecomunicações.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G