GOVERNO » Compras Governamentais

Serpro reabre consulta para comprar solução de inteligência artificial

Convergência Digital ... 02/08/2019 ... Convergência Digital

O Serpro reabriu uma tomada de subsídios relacionada a intenção de compra de uma suíte de ferramentas que permitam à estatal construir soluções que utilizem inteligência artificial. Inicialmente discutido entre fevereiro e março, o tema volta a receber sugestões até 12/8. 

“A Consulta Pública tem com objetivo validar junto ao mercado os requisitos necessários para contratação de um produto para construção de soluções de inteligência artificial por meio de automated machine learning (AutoML), que possibilitem ao Serpro construir soluções de IA com alta produtividade e em larga escala, além disso, ofertar para seus clientes uma plataforma tecnológica que possibilite aos seus especialistas a criação de suas próprias soluções”, diz a proposta. 

O Serpro explica AutoML como “o processo de automatizar de ponta a ponta a aplicação de aprendizado de máquina a problemas do mundo real. Em uma aplicação típica de aprendizado de máquina, são aplicados métodos e funcionalidades apropriados de pré-processamento de dados, engenharia, extração e seleção que tornam o conjunto de dados passível de aprendizado de máquina. Essas etapas de pré-processamento dos dados, seleção de algoritmos e otimização dos hiperparâmetros visam maximizar o desempenho preditivo do modelo final de aprendizado de máquina.”

Segundo já indicara o Serpro, o objetivo é usar IA “com alta produtividade e em larga escala”, em demanda inicial para a Receita Federal, mas com planos de oferecer produtos também ao mercado em geral – como a criação de um sistema de reconhecimento facial para o aplicativo 99 Taxi. 

Os questionamentos e sugestões deverão ser enviados para os e-mails: gustavo.rocha@serpro.gov.br, carlos-rodrigo.lima@serpro.gov.br, jones.tesser@serpro.gov.br, leandro.silva@serpro.gov.br.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

ABES: Software cobra transparência do ministério da Economia

Para o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Software, Rodolfo Fücher, o veto à prorrogação da desoneração da folha chega em um momento onde a inadimplência aumenta e da falta de crédito.País caiu para 10º no ranking mundial de software.

Governo segue com privatização de Serpro, Dataprev e Telebras para 2021

O secretário de desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, disse que não há mudança de planos do governo Bolsonaro, mesmo com o papel desempenhado pelas estatais de TI na pandemia, e está mantido o plano de vender 12 estatais no ano que vem.

Projetos estratégicos de TIC dependem do ajuste fino entre os 'novos' MCTI e Minicom

No 'novo' MCTI, ficam políticas de inovação, entre elas,  Inteligência Artificial. O Minicom assume a política de Telecom e a radiodifusão.

TSE manda Dataprev parar de usar dados da Justiça Eleitoral para avaliar auxílio emergencial

Pedido foi feito de forma oficial pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Roberto Barroso. A alegação é que os BDs não informam o exercício de mandato eletivo.

Agência Espacial abre edital para lançamentos comerciais na base de Alcântara

AEB é responsável pelas tratativas iniciais com as empresas, nacionais ou estrangeiras, interessadas em utilizar a base brasileira para lançamento de veículos espaciais.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G