GESTÃO

Portaria disciplina unificação de sites e aplicativos do governo

Luís Osvaldo Grossmann ... 11/07/2019 ... Convergência Digital

Uma nova portaria da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, estabelece procedimentos para a unificação de sites na internet e de aplicativos lançados por órgãos públicos federais. Como previsto, a ideia é absorver os endereços dentro da raiz “gov.br”. Está mantido o prazo previsto de migração total até 31 de dezembro de 2020. 

“A publicação de informações, notícias ou prestação de serviços públicos na internet será realizada, exclusivamente, pela utilização do domínio raiz ‘gov.br’, acrescido de ‘/’ e seguido do detalhamento do endereço, nos novos endereços de sítios eletrônicos do governo federal”, diz a portaria 39/19 da SGD, publicada no Diário Oficial desta quinta, 11/7. 

O pedido de autorização, a ser concedida pela própria SGD, deve ser feito por meio de um formulário eletrônico disponível em ‘gov.br/registrarsite’. Para tanto, precisa respeitar os padrões visuais e funcionais estabelecidos na Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal e os componentes da Plataforma de Cidadania Digital.

No caso dos aplicativos, eles serão disponibilizados por meio de conta única de publicação do governo federal nas lojas online, gerida pela SGD – também com migração até o fim de 2020. 

Para serem aprovados, exigem que o órgão possua “capacidade operacional, própria ou contratada, dedicada ao desenvolvimento, sustentação, atualização e suporte ao usuário do aplicativo”. Além disso, a continuidade do app deve ser precedida por pesquisa com os usuários que confirme o aplicativo como canal adequado ao público a que se destinam os serviços a serem prestados. 


Carreira
Teletrabalho: medo de perder emprego cria obrigação de ficar 100% online

Pesquisa do LinkedIn aponta que 68% dos brasileiros têm trabalhado de uma a quatro horas a mais por dia por conta de estarem em home office. Maior parte reclama de ansiedade e estresse. Maioria também reclama da ausência dos colegas de trabalho, mas 43% se sentem mais produtivos com o trabalho remoto.

Assespro: Lei de apoio financeiro às PMEs é bem-vinda, mas ainda há a exigência de garantias

Governo Bolsonaro sancionou a Lei 13/999/2020 para crédito às PMEs por conta da pandemia de Covid-19. Até o momento, conforme pesquisa do SEBRAE, as pequenas e médias empresas tiveram mais de 80% dos seus pedidos de crédito rejeitados.

Justiça Federal acata pleito e investe em software feito em código aberto

Sistema  eproc, desenvolvido pela Justiça Federal da 4ª Região, já distribuiu mais de 10 milhões de processos e teve a sua continuidade assegurada pelo Conselho da Justiça Federal.

Governo vai usar Alexa, da Amazon, para informar sobre serviços digitais

Acordo permite, até aqui, que a assistente virtual responda a algumas perguntas, como os procedimentos para emitir documentos digitais, pedir seguro desemprego ou se informar sobre prevenções à Covid-19.

Projeto quer isentar empresas do Simples de pagar impostos em 2020

O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) apresentou ao Senado um projeto (PLP 121/2020) que cria o Financiamento Simplificado Especial Temporário (FSET).




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G