TELECOM

Oi avança com fibra óptica e abre frente contra ISPs

Roberta Prescott ... 04/06/2019 ... Convergência Digital

Como parte dos investimentos de R$ 7 bilhões anunciados para este ano, a Oi está expandindo sua rede fibra ótica até a casa do cliente. O serviço FTTH, atualmente, chega a 60 municípios brasileiros. Até dezembro de 2019 a meta é chegar a 3,6 milhões de casas passadas, contra 1,1 milhão de homes-passed no fim de 2018 e 1,7 milhão no fechamento do primeiro trimestre deste ano. O avanço da rede de fibra visa a recuperar espaço perdido para as pequenas prestadoras de internet (ISPs) em diversas cidades brasileira e aumentar o market share.  

“Temos uma vantagem competitiva que é ter 360 mil quilômetros de fibra ótica na rede de transporte backbone da Oi, o que faz com que estejamos muito próximo à casa do cliente. Agora estamos levando a internet até dentro da casa do cliente”, disse Bernardo Winik, diretor-comercial da Oi, durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo, nesta terça-feira 4/6. Winik ressaltou que a larga rede de transporte é um diferencial da Oi em relação aos provedores de internet e que facilita a expansão da fibra até a casa do cliente. “Dependendo do município, a nossa rede está mais ou menos pronta com cabos primários e secundários. Recai mais na nossa capacidade de execução”, afirmou.

Em janeiro deste ano, a Oi somava 100 mil clientes em fibra e dobrou, chegando a 200 mil clientes, em maio último. “Quando entramos nas cidades com produto com velocidade e qualidade, há um aumento na base de clientes. por exemplo, em Colombo, no Paraná, a base cresceu 49,90%”, completou.

Com mais fibra ótica, além de ampliar a oferta da banda larga, a Oi buscar rentabilizar a expansão com a venda de serviços que usam a rede, como a plataforma digital de vídeo Oi Play e o Streaming Box, uma “caixa” que integra Oi Play, Netflix, YouTube, Google Assistant, entre outros aplicativos em um equipamento que conecta a TV convencional à internet. “Os clientes buscam conteúdo personalizado e a melhor experiência. Vemos que streaming e TV paga são complementares. SVOD vem crescendo e grande parte dos assinantes tem também serviços de TV por assinatura”, completa Winik. Assistam a entrevista com Bernado Winik, diretor comercial da Oi.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Abranet: Revisão do marco de telecom tem que abrir espaço para voz no SCM

Entidade diz que a revisão do marco legal de telecom exige uma avaliação do mercado de telefonia no Brasil, com ajustes regulatórios capazes de abrir o segmento aos prestadores de SCM, com recursos de numeração e sistemas de áreas de tarifação nos moldes da telefonia celular.

O B2B será a 'aplicação matadora' do começo do 5G

Operadoras assumem os testes e o desenvolvimento de aplicações direcionadas ao mercado coroporativo, mesmo com a visão da ampliação de velocidade da banda larga associada à nova tecnologia móvel. Fibra ótica ganha lugar estratégico na disputa por um lugar no segmento.

Anatel vai licitar posições de satélite, mas muda termos para atender Claro e Hispamar

Proposta de leilão de 15 posições orbitais entrará em consulta pública por 20 dias. Mas como aumentou o prazo das atuais licenças dessas empresas, foi preciso alterar o edital. 

Orquestração de rede 5G é prioridade da Ciena

Fabricante descarta uma produção local no curto prazo, mas se surgirem oportunidades, a avaliação será feita, conta o gerente geral da Ciena no Brasil, Fernando Capella.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G