Convergência Digital - Home

Inteligência artificial: falta maturidade para mitigar o viés na tomada de decisão

Convergência Digital
Convergência Digital* - 01/10/2019

O viés nos dados ainda é o maior empecilho para as organizações implementarem a inteligência artificial (IA), revela  a pesquisa da IDC Artificial Intelligence Global Adoption Trends and Strategies (Tendências e Estratégias Globais de Adoção de Inteligência Artificial, 2019), que entrevistou 2.473 organizações de vários tamanhos em todos os setores do mundo que usam soluções de IA.

A confiança na automação baseada em IA, aliás, foi considerada crucial para a escala na sua adoção. O estudo mostrou que é importante que os provedores dessa tecnologia implementem funcionalidades capazes de explicar seus modelos de uso e ferramentas que ajudem na avaliação do grau de assertividade das decisões tomadas, para o desenvolvimento isolado e em implementações de execução em escala.

No Brasil, as empresas ainda estão experimentando o uso da IA e, apesar dessa adoção estar nos primeiros passos para ganhar escala, a preocupação é a mesma, como analisa Claudio Pinheiro, cientista de dados sênior da IBM Brasil. Segundo o cientista de dados, todos os setores da economia têm a preocupação em mitigar vieses, mas nem todos têm a maturidade de implementação de IA e uso dos dados.

"Os setores mais avançados nesse aspecto e que mais demonstram essa preocupação por aqui são o bancário e de telecomunicações, onde já vemos casos de uso que começaram a mais tempo", adiciona Pinheiro. A pesquisa mostrou ainda que 18% das empresas possuem modelos de IA em produção, 16% estão em estágio de prova de conceito (POC) e 15% estão experimentando a IA.

Dentre os pesquisados, a IBM é a fornecedora líder do setor, sendo responsável por 9,2% do mercado de inteligência artificial. Ainda segundo a pesquisa da IDC, nos últimos 12 meses, o uso mais popular da IA pelas companhias foi em operações de TI, atendimento e suporte ao cliente, finanças e contabilidade e comércio eletrônico. A automação inteligente de tarefas e processos foi a aplicação mais utilizada para operações de TI e os assistentes virtuais, os "chatbots", e mecanismos de recomendações foram as principais utilizações de IA no atendimento e suporte ao cliente.


ARTIGO . Por Melissa Torgbi

Cientista de dados: seja curioso, se envolva e tenha muita disposição para resolver problemas

Há muita empolgação acerca do termo “ciência de dados” atualmente. Para nós que queremos ser cientistas de dados, há alguns requisitos. Um deles: ter muita, mas muita vontade de aprender o tempo todo.

Destaques
Destaques

Empresas ambicionam mais Inteligência Artificial, mas sofrem com falta de talento

Um apesquisa global da Bain mostra que três em cada empresas, instigadas pela covid-19 e a aceleração da digitalização, se preparam para investir mais em inteligência artificial e machine learning. Mas assumem que as dificuldades não são poucas.

Eneva investe R$ 3 milhões para unir gás à energia com a IA ALINE

Software, que utiliza algoritmos de machine learning, foi desenvolvido em parceria com o Instituto Tecgraf da PUC/Rio e está sendo testado no Maranhão. Próxima etapa é um projeto de pesquisa com foco na integração da produção do gás onshore com a geração de energia, o que significa usar IA em um projeto 100% conectado.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O que é o balanceamento de carga de alta disponibilidade?

Por Ivan Marzariolli *

A alta disponibilidade começa com a identificação e eliminação de pontos únicos de falha em sua infraestrutura que podem desencadear uma interrupção do serviço - por exemplo, implantando componentes redundantes para fornecer tolerância a falhas no caso de um dos dispositivos estiver com problemas.

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site