Convergência Digital - Home

IFPI vai migrar portal acadêmico para nuvem com Embratel/AWS

Convergência Digital
Convergência Digital - 02/03/2020

A Embratel anunciou contrato de desenvolvimento de arquitetura em nuvem para a migração de servidores do Instituto Federal do Piauí (IFPI), um dos primeiros órgãos à aderir à nuvem pública do governo federal. O esgotamento da capacidade dos servidores próprios da instituição foi o primeiro impulso para adesão do IFPI à ata conduzida pela Secretaria de Governo Digital. Mas novas funcionalidades já estão sendo implementadas. 

Segundo a Embratel, que venceu o pregão por meio da subsidiária Primesys, o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), responsável pela informatização dos processos administrativos e gerência organizacional do IFPI e a página web do Instituto, bem como o portal web, foram os primeiros alvos da migração para a nuvem. 

O próximo passo envolve o Q-Acadêmico, portal e sistema desktop dedicado aos professores e alunos para acesso e gerenciamento de informações acadêmicas como histórico escolar, lançamento de notas e acervo da biblioteca, que também passará a ser armazenado em nuvem.

“A arquitetura em nuvem desenvolvida pela Embratel possibilita a administração mais simplificada, segura e escalável de grandes volumes de dados dos clientes”, avalia Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da empresa. 

Antes da migração feita pelo cliente, a Embratel também criou redes e dispositivos de segurança para suporte da infraestrutura do IFPI na Nuvem, como WAF (Firewall de Aplicativos Web), para interceptação de tentativas de ataques cibernéticos aos sistemas. O acesso para gerenciamento dos dados em Nuvem é feito por meio do Painel Multicloud Embratel, uma plataforma de gestão de múltiplas Clouds, por pessoas previamente definidas pelo IFPI.

Na próxima etapa do projeto, será realizada a migração do Q-Acadêmico, sistema de acesso exclusivo para professores e alunos. “Queremos proporcionar mais facilidade e qualidade no acesso às informações e ferramentas para uma experiência mais positiva, rápida e simples aos usuários”, diz Eduilson Carneiro, Diretor de Tecnologia da Informação do IFPI.

O Instituto Federal do Piauí é uma instituição de ensino básico, técnico e superior especializada na oferta de educação tecnológica e profissional em diferentes modalidades de ensino. O projeto com a Embratel faz parte de licitação vencida pela empresa para fornecimento de soluções, apoio técnico e treinamento de Computação em Nuvem para diversos órgãos do Governo Federal.

“A digitalização do Governo Federal tem um impacto importante na sociedade. A Embratel colabora com as melhores soluções e profissionais para que os serviços prestados levem reais melhorias ao governo e à população”, afirma Maria Teresa Lima, Diretora Executiva para Governo da Embratel.


ARTIGO . Por Melissa Torgbi

Cientista de dados: seja curioso, se envolva e tenha muita disposição para resolver problemas

Há muita empolgação acerca do termo “ciência de dados” atualmente. Para nós que queremos ser cientistas de dados, há alguns requisitos. Um deles: ter muita, mas muita vontade de aprender o tempo todo.

Destaques
Destaques

Empresas ambicionam mais Inteligência Artificial, mas sofrem com falta de talento

Um apesquisa global da Bain mostra que três em cada empresas, instigadas pela covid-19 e a aceleração da digitalização, se preparam para investir mais em inteligência artificial e machine learning. Mas assumem que as dificuldades não são poucas.

Eneva investe R$ 3 milhões para unir gás à energia com a IA ALINE

Software, que utiliza algoritmos de machine learning, foi desenvolvido em parceria com o Instituto Tecgraf da PUC/Rio e está sendo testado no Maranhão. Próxima etapa é um projeto de pesquisa com foco na integração da produção do gás onshore com a geração de energia, o que significa usar IA em um projeto 100% conectado.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O que é o balanceamento de carga de alta disponibilidade?

Por Ivan Marzariolli *

A alta disponibilidade começa com a identificação e eliminação de pontos únicos de falha em sua infraestrutura que podem desencadear uma interrupção do serviço - por exemplo, implantando componentes redundantes para fornecer tolerância a falhas no caso de um dos dispositivos estiver com problemas.

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site