INOVAÇÃO

Inteligência artificial ética está longe de ser algo simples

Por Roberta Prescott* ... 13/03/2019 ... Convergência Digital

O uso ético de inteligência artificial e do aprendizado de máquina (machine learning), evitando um viés preconceituoso é um dos desafios que as companhias têm — e está longe de ser algo simples, sinalizou o chief analytics officer da Fico, Scott Zoldi, que está em São Paulo para o FICO Forum São Paulo, que acontece nesta quarta-feira 13/03. Em palestra, o evangelista dedicou boa parte do tempo para explicar sobre os perigos que a modulação dos dados pode levar a interpretações equivocadas.

"Com machine learning é difícil assegurar que a máquina não vai discriminar. Não podemos ser cegos com relação as características e ignorar raça no desenvolvimento de modelos de negócios. Há, sim, a possibilidade de se ter um viés preconceituoso. Na verdade, é preciso alinhar os modelos de subpopulação através do escalonamento de probabilidades de logs", observou.

Zoldi, que trabalha na FICO há 19 anos e é autor de 96 patentes, sendo 45 já asseguradas e 51 em processo, destacou o fato de machine learning figurar no pico do hypecycle do Gartner, mas explicou que as expectativas infladas podem apressar o uso de aprendizado de máquina sem o real entendimento de suas ramificações. "No momento, todos estão animados e isto é ótimo, mas implantar machine learning é difícil e requer precaução, já que há diversos problemas com interferência erradas", insistiu.

Os modelos de aprendizado de máquina, segundo Zoldi, precisam ser interpretáveis. "Remoção de viés é importante para uma inteligência artificial ética. Também é preciso entender que a cobertura de dados é crítica em todos os grupos. A capacidade de reforçar a palatabilidade, a monotonicidade e a engenharia podem ajudar a lidar com vieses preconceituosos. E novas redes neurais de recursos latentes interpretáveis expõem a relação de direcionamento da análise de dados", completou.

Confira a entrevista exclusiva com o chief analytics officer da Fico, Scott Zoldi.


Cloud Computing
Gestores de riscos se sentem incapazes de lidar com o vazamento de dados

Pesquisa global mostra que os  principais obstáculos à implementação de advanced analytics:os silos de dados, falta de clareza quanto à regulamentação e desafios de integração com sistemas legados.

Oi Futuro e Sebrae lançam edital de aceleração para empreendedores

Startups terão acesso a espaço de coworking e poderão ganhar prêmios de até R$ 25 mil. Iniciativa terá seis meses de duração e reúne mentorias, consultorias e workshops.

boostLAB, do BTG Pactual, abre espaço para ERPs, big data e Edtechs

A quarta edição do programa superou a marca de 260 empresas inscritas. Para o Batch #5 serão selecionadas de cinco a dez startups para seguirem no programa durante cinco meses. Inscrições abrem nesta quinta-feira, 05/12.

STJ valida sistema 'mailbox' e confirma patente por 20 anos

​A Terceira Turma do STJ, por unanimidade, estabeleceu em 20 anos o prazo de vigência de patente concedida pelo sistema mailbox, contado a partir da data do depósito do pedido pelo interessado.

Carros autônomos se multiplicam, mas estão longe do mercado de consumo

Segundo a consultoria Gartner, veículos equipados para direção autônoma mais que dobram a cada ano, mas só o custo dos sensores já os deixa restritos à pesquisa. 

Brasileiros já incluem dispositivos IoT em lista de desejos

Pesquisa da Avast lista smartwach, caixa de som inteligente, lâmpada e termostato conectados como principais itens de consumo do momento. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G