Home - Convergência Digital

Leilão 5G na Alemanha já supera 6 bilhões de euros

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 24/05/2019

O leilão de frequências 5G da Alemanha, agora em sua 10ª semana, levantou 6 bilhões de euros. O montante acumulado em um recorde de 405 rodadas de ofertas para os 41 blocos oferecidos excedeu as previsões. Na disputa, as operadoras se esforçam para garantir espectro suficiente para oferecer serviços que permitem desde operação de fábricas inteligentes ao acesso super rápido à internet em residências.

A líder de mercado, a Deutsche Telekom, reclamou que o regulador forçou a alta dos preços, oferecendo muito pouco espectro, mas ainda assim lidera em 13 dos blocos. A concorrente Vodafone está à frente de 12 blocos. Em seguida aparece a Telefonica Deutschland em oito, de acordo com os resultados do leilão publicados pela Agência Federal de Rede (BNetzA).

A nova entrante 1&1 Drillisch, uma operadora virtual controlada pela United Internet, lidera em oito blocos, enquanto o bilionário e presidente-executivo, Ralf Dommermuth, persegue seu sonho de criar a quarta operadora da Alemanha. Drillisch e United Internet anunciaram reduções no pagamento de dividendos para terem recursos para continuarem no leilão.

O modelo alemão de licitação - que valoriza a arrecadação - é olêmico. Dirigentes da indústria dizem que os custos inflacionados do leilão prejudicarão a capacidade do setor em investir os bilhões de euros necessários para a construção das redes 5G, como aconteceu com a Itália, que também valorizou arrecadação à infraestrutura. Modelos alemão e italiano diferem do proposto no Brasil, onde o mercado sugere um leilão com viés de cobertura e não arrecadatório, como foram os outros leilões de frequência no País. O leilão do 5G no Brasil está agendado para acontecer no primeiro trimestre de 2020.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

19/02/2020
CCT do Senado cria subcomissão para acompanhar leilão do 5G

19/02/2020
Defesa Cibernética: 5G do Brasil deve resistir a riscos de qualquer empresa ou nação

19/02/2020
Itamaraty: Norma para fatiar fornecedores no 5G é dispensável

19/02/2020
Vivo: Controle de segurança sobre a Huawei é igual a de qualquer fornecedor

19/02/2020
Anatel: Quem escolhe fornecedor 5G são as teles vencedoras do leilão

18/02/2020
Senado chama GSI, Anatel e Huawei para debater disputa entre EUA e China pelo 5G

18/02/2020
Brasil terá 6,2 bilhões de downloads de aplicações móveis até 2023

17/02/2020
Claro, Ericsson e Qualcomm fazem teste de compartilhamento dinâmico de espectro 5G na AL

17/02/2020
Consulta sobre edital do 5G começa a receber sugestões

12/02/2020
Huawei diz que está pronta para continuar parceria com as teles no 5G

Destaques
Destaques

5G exigirá uso de requisitos mínimos de Segurança Cibernética

Tecnologia é apontada como 'uma revolução na comunicação de dados, no potencial de emprego de equipamentos de Internet das Coisas e na prestação de novos e disruptivos serviços".

5G: Diretrizes genéricas deixam espaço para acordo entre teles e TVs

Portaria do MCTIC não detalha qual a solução para interferências, indicando somente “medidas de melhor eficiência técnica e econômica”. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Carro autônomo: decisões baseadas em dados vão evitar acidentes?

Por Rogério Borili *

O grande debate é que a inteligência dos robôs precisa ser programada e, embora tecnologias como o machine learning permitam o aprendizado, é preciso que um fato ocorra para que a máquina armazene aquela informação daquela maneira, ou seja, primeiro se paga o preço e depois gerencia os danos.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site