Home - Convergência Digital

Contact center: restrições ao serviço devem eliminar 90 mil vagas

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 12/07/2018

O setor de contact center deverá alcançar uma receita de R$ 13,6 bilhões em 2018, o que representará um aumento de 3,6% em relação a 2017, projeta estudo feito pela consultoria E-Consulting, para a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), que representa cerca de 80% das empresas terceirizadas especializadas em atendimento ao cliente no país.

O estudo mostra que o segmento apresentou crescimento real de 12% entre 2010 e 2015. Porém, a tendência foi interrompida há três anos com a combinação entre crise econômica e insegurança jurídica, que comprometeram as margens das empresas e, por consequência, a retomada dos investimentos. As margens, que giravam em torno de 3% ao ano até 2015, caíram nos anos posteriores e atualmente giram em torno de 1%. Esse cenário trouxe ainda um dos principais desafios para o setor: permanecer como um dos maiores geradores de empregos no país. Houve uma queda de 6% no número de trabalhadores de 2017 (412 mil) para 2018 (387 mil) nas associadas da ABT.

"O call center é um dos maiores empregadores do país e pretendemos manter esse posto. Porém, projetos legislativos que buscam diminuir os horários de ligações, além das decisões do governo federal sobre a reoneração da folha e a reforma do PIS/Cofins, trazem grande insegurança e vêm acompanhados de demissões. Essas incertezas justificam o crescimento tímido esperado para 2018", explicou Cassio Azevedo, presidente-executivo da ABT.

A entidade prevê, por exemplo, que 90 mil pessoas devem perder o emprego com a entrada em vigor da lei que limita os horários de ligações ao consumidor, sancionada no Rio de Janeiro. A ABT ressalta que o contact center já é regulado pelo Programa Brasileiro de Auto-Regulamentação do Setor de Relacionamento (Probare), que existe desde 2005 e define como devem ser feitos os contatos com o consumidor. O código de ética do Probare determina que os contatos ativos somente podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados das 10h às 16h.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

02/04/2020
Governo autoriza suspensão de atendimento em call centers

01/04/2020
Vivo e TIM montam mega operação para alocar 100% do call center próprio em home office

23/03/2020
Sharecare adota solução Nuveto de contact center na nuvem

03/03/2020
STF reafirma terceirização irrestrita em ação da Contax

17/02/2020
ASC Brazil vende 20% do seu capital para a Algar Tech

12/12/2019
Justiça de Campinas obriga Tellemax e Claro a impedir assédio moral no call center

09/10/2019
TCU autoriza BB a retomar pregão de sistema eletrônico para call center

23/07/2019
‘Não Me Perturbe” encerra primeira semana com 1,5 milhão de adesões

22/07/2019
Procon de SP questiona Anatel por cadastro ‘Não Me Perturbe’

16/07/2019
Depois do ‘Não Me Perturbe’, Anatel estuda bloqueio de ligações de robôs

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

TST suspende demissões na Dataprev enquanto durar crise da Covid-19

Trabalhadores alegaram que os prazos acordados no fim da greve não terão como ser integralmente cumpridos diante da situação emergencial com a epidemia do coronavírus. 

TST: Teletrabalho tem de respeitar os contratos de trabalho

Corte aponta, no entanto, que em situações emergenciais, como a atual crise da Covid-19, a adoção da jornada online temporária prescinde formalização, mas deve respeitar leis trabalhistas. 

Coronavírus: Teles advertem que sem equipes técnicas na rua, há risco para a rede

O SindiTelebrasil está alertando Estados e municípios sobre a necessidade e urgência em manter suas equipes técnicas e os call centers em operação, ainda que de forma reduzida, para garantir a conectividade e como medida essencial.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site