TELECOM

Sumicity amplia capacidade com DWDM para expandir serviço de IPTV HD

Convergência Digital* ... 05/02/2019 ... Convergência Digital

A Sumicity, provedora brasileira de serviços de telecomunicações, investiu no aumento da capacidade de transmissão de suas redes ópticas DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) no sudeste do país. E, com a aquisição dos novos transponders duais de 100 Gb/s da Padtec, a operadora fluminense planeja expandir a capacidade das redes existentes, ou construir novos trechos, atingindo o total de aproximadamente 3.500 quilômetros de redes DWDM na região sudeste, ainda neste primeiro semestre.

Só no estado do Rio de Janeiro, a Sumicity já iluminou mais de 2 mil quilômetros de redes ópticas. Fábio Abreu, CEO da empresa, destaca a primeira rede DWDM de alta capacidade do interior do Rio de Janeiro construída pela operadora, no ano passado. "Foram mais de 200 quilômetros de redes ópticas iluminadas, no total, para conectar o interior à capital carioca, com taxas de transmissão de 100 Gb/s", ressalta Abreu.

"Um dos motivos do investimento na expansão do nosso backbone é para que possamos levar a Sumicity Play, nossa IPTV HD (TV através da fibra óptica), para todas as cidades incluídas em nosso projeto de expansão, além das 27 cidades em que o Sumicity Play já está presente", explica. "Hoje, podemos comprovar que essa infraestrutura de rede contribui não só para melhorar significativamente a conectividade e a latência oferecida à população, como também para atingir diversos públicos com o propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da região", completa.

A nova linha de transponders de 100 e 200 Gb/s (por canal óptico) da plataforma LightPad i6400G da Padtec combina alta taxa de transmissão de dados com menor ocupação de espaço e consumo por bit transmitido. "Uma das novidades técnicas dessa geração de transponders está nas interfaces de rede mais flexíveis, que permitem melhor adaptação dos canais ópticos às demandas de performance e de expansão da rede", ressalta Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec.

Para monitorar e gerenciar em tempo real o tráfego de dados nas novas rotas, a Sumicity contará com a moderna plataforma de gerência lançada recentemente pela Padtec. "Baseada em modernos padrões de arquitetura de software, essa nova plataforma de gerência de redes DWDM da Padtec tem acesso totalmente web e oferece ao operador uma experiência única em termos de usabilidade, por meio de funcionalidades avançadas de controle e gestão de rotas", ressalta Roberto Nakamura, Diretor de Tecnologia da Padtec. O valor do contrato firmado entre as partes não foi revelado.


Internet Móvel 3G 4G
Indústria de Telecom mobiliza força-tarefa para salvar 5G da guerra política

A GSMA, que representa fabricantes e operadoras de telecomunicações, propôs aos governos da Europa a realização de um regime comum de testes de seguranças de rede para evitar a exclusão de fornecedores dos processos. O medo da GSMA é que a disputa entre a Huawei e o governo dos EUA, com respingo na Europa, impacte a construção das novas redes.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Teles vão ao STF contra lei que obriga atendimento em 15 minutos

Nova ação direta de inconstitucionalidade argumenta competência federal sobre telecom para questionar a lei aprovada em São Paulo que dispõe sobre o tempo de espera nas lojas das operadoras.

EUA vai banir Huawei e sugere cortar parcerias com quem não imitar

Em visita ao leste europeu, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, diz que o uso de equipamentos de telecomunicações chineses “dificultam parcerias”.

Teles questionam no STF leis sobre cobrança e desbloqueio de celular

Em duas ADIs, empresas reclamam que leis do Rio de Janeiro invadiram a competência federal para tratar de telecomunicações.

Anatel reserva parte da faixa de 1,9 GHz da Claro para conexões via satélite

Ao analisar prorrogação do uso para telefonia fixa, agência reduziu prazo a cinco anos com vistas a mudar a destinação para o serviço móvel global por satélite.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G