Tornar o governo mais ágil, transparente e digital para simplificar o atendimento ao cidadão esse é o desafio que a transformação digital impõe ao Serpro. "Temos que entregar mais com custo mais racional de Tecnologia e no caso do Serpro, a unificação dos mainframes e a centralização do datacenter são medidas para a transformação digital", observa o diretor de Operações do Serpro, Iran Porto.
Porto, que participou do evento Containers of Ideas, realizado pela Red Hat, nos dias 06 e 07 de novembro, em São Paulo, admite que ainda há barreiras para serem quebradas quando se pensa em governo único digital. "O cidadão precisa ser visto como único. Ele é o mesmo no município, no estado e no governo federal. Nós temos que atuar em conjunto com as Prods (centros de tecnologias) estaduais e não brigar com elas", observa o executivo.
Sobre o governo digital, Porto diz que houve avanços e que é preciso manter a linha de atuação no novo governo eleito. No Serpro, a mesma situação. "Nós estamos construindo a inovação com uma aceleradora interna que já permitiu que funcionários fizessem produtos que estão na prateleira. Essa vocação não pode ser descontinuada". Assistam a entrevista com o diretor de Operações do Serpro, Iran Porto.
Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.
Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.
Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.
Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.
“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.
Dados do IBGE revelam que os mais pobres do País trocaram os PCs pelos celulares e tablets. A proporção da população com acesso à internet no domicílio passou de 67,9% em 2016 para 74,8% em 2017.