TELECOM

Huawei acena com acordos anti-espionagem para evitar banimentos

Convergência Digital ... 14/05/2019 ... Convergência Digital

A chinesa Huawei sinaliza que pode firmar acordos de compromisso de que não fará qualquer tipo de espionagem como forma de convencer governos a manterem-na como possível fornecedora de equipamentos de rede, notadamente para o 5G.

“Estamos dispostos a assinar acordos de não espionagem com governos, inclusive com o Reino Unido, para nos comprometermos a fazer com que nossos equipamentos atendam padrões de não espionagem, sem backdoors”, afirmou o presidente da companhia, Liang Hua, durante entrevista em Londres nesta terça, 14/5, segundo relata a agência Reuters.

O movimento é uma resposta ao governo dos Estados Unidos, que tem pressionado aliados, especialmente na Europa, a banirem os equipamentos de rede chineses, sob alegação de que eles são usados para repassar informações ao governo da China. O Reino Unido está em processo de avaliação sobre esse tema, daí a visita ao país.

Além dos Estados Unidos – que vão impedir até a comercialização de aparelhos smartphones chineses no país – países como Austrália, Nova Zelândia e Japão já cederam às pressões americanas e anunciaram que a fabricante chinesa não poderá participar da implementação da novas redes em seus territórios. Por outro lado, a Alemanha anunciou que não vai banir a empresa, posição que deve ser seguida também pela França. No Reino Unido, maior aliado dos EUA, ainda não foi anunciada uma decisão.



Com Lei, small cells avançam no Distrito Federal

"As pequenas antenas são essenciais para a melhor cobertura do 4G e depois para o 5G e tiveram dispensa de licitação. Podem ser colocadas em bancas, placas de sinalização, etc.", explica o diretor do SindiTelebrasil, Ricardo Dieckmann. Gargalos, agora, seguem sendo São Paulo e Belo Horizonte.

Teles quebram dados móveis em bairros e regiões para combate à Covid-19

Ferramenta é usada por 22 cidades e 17 estados: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.

Padtec reorganiza e se prepara para ir à Bolsa de Valores

IdeiasNet, ex-controladora, foi incorporada pela Padtec Holding. Ida à B3 é estratégia de médio prazo e servirá para a expansão internacional da companhia.

Londrina quer vender Sercomtel por R$ 130 milhões

Tentativa de privatização da operadora, que tem cerca de 400 mil acessos de telefonia e internet, foi remarcada para 18/8, na B3. Prefeitura admitiu o parcelamento na aquisição para atrair interessados nessa nova tentativa.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G