SEGURANÇA

Senado vai avaliar política nacional de segurança cibernética

Convergência Digital ... 09/05/2019 ... Convergência Digital

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou nesta quinta, 9/5, um requerimento do senador Esperidião Amin (PP-SC) no sentido de que seja analisada a política nacional de defesa cibernética, tocada principalmente pelo Exército e que culminou na criação do Comando de Defesa Cibernética, instalado em Brasília.

“Esse é um assunto que merece ser acompanhado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para prestigiar, para não deixar falhar, para não deixar de haver suprimentos e atenção, especialmente neste momento de transformação tecnológica crucial que nós estamos vivendo”, sustentou o senador.

Para defender a iniciativa, Amin listou notícias relacionadas a vazamentos de dados, acidentais ou provados por hackers, além de levantamentos que indicam o Brasil como um dos principais alvos mundiais a esse tipo de ataque.
 “Não é só o ataque para confundir, é também para sacar dados”, afirmou o senador, citando especialmente o vazamento identificado em abril deste ano sobre as bases de dados do Conselho Nacional de Justiça.

Para Amin, “será de grande valia estabelecermos a análise dessa política e apoiá-la”. Conforme definido pelo requerimento, a ideia é que o trabalho seja realizado ao longo dos próximos meses e apresentado à Comissão de Relações Exteriores ainda neste ano de 2019.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Ransomware Sodin ataca vulnerabilidade desconhecida do Windows

Ransomware adota uma técnica chamada de 'Heaven's Gate', que permite um programa mal-intencionado executar código de 64 bits de um processo em execução de 32 bits, o que não é uma prática comum e mais incomum em ransomware, alerta a Kaspersky.

Governo do Rio contrata reconhecimento facial da Oi para o Maracanã

Solução -que permite localizar pessoas e veículos suspeitos e identificar padrões de comportamento e situações de riscos- será usada na partida final da Copa América 2019. Os dados coletados são de domínio do Governo do Rio de Janeiro. Os valores do acerto não foram revelados.

Quase 1000 brasileiros caem por hora em golpe do dinheiro fácil no WhatsApp

Ataque, que circula há sete dias, já atingiu 180 mil pessoas. Elas caem no golpe que promete liberar 13° salário para beneficiários do Bolsa Família.

Guardião Cibernético testa reação a ataques contra redes de telecom

Dois dias de simulações promovidas pelo Comando de Defesa Cibernética na segunda edição do Exercício buscam garantir a integração entre diferentes setores e a maior resiliência das redes em casos de ameaças. Próximo, em 2020, será ampliado com infraestruturas de água e transportes. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G