Home - Convergência Digital

Contribuição sindical: TRT enfrenta governo e desautoriza MP

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 09/04/2019

O Tribunal Regional do Trabalho está determinando a mais empresas de TI a fazerem o recolhimento da contribuição sindical em folha, contrariando a MP 873/2019, publicada pelo governo Jair Bolsonaro. A juíza Fernanda Zanon Marchetti determinou, por exemplo, que a empresa Cast Informática deve descontar todas as contribuições do Sindpd em folha. Segundo a decisão, o descumprimento vai gerar multa à empresa no valor diário de R$ 500 por empregado.

A juíza apontou que a MP 873/19 configura prejuízo para o custeio da entidade sindical, colocando em risco as suas atividades. Fernanda Marchetti também cita a presença de "pressupostos autorizadores da concessão da tutela de urgência". Outras empresas também estão tendo que cumprir ordem judicial. São elas, ADP Brasil, Bit Services Inovação e Tecnologia, Everis Brasil e Nalba Technology que estão obrigadas a descontarem, em folha de pagamento, as contribuições para o sindicato.

Estas se juntam a decisões anteriores, e de outras varas, que apontam que a Medida Provisória 873/2019, responsável por alterar a forma de cobrança da contribuição sindical, fere a Constituição Federal de 1988. Para as empresas ADP, Bit Service e Nalba, a juíza Fernanda Miyata Castello Branco, da 6ª Vara do Trabalho de São Paulo, usou as mesmas argumentações.

Na decisão, a juíza considera o papel social do sindicato e a fragilidade do sistema de custeio após a reforma trabalhista. Além disso, os custos de emissão e envio de boleto, conforme estabelece a MP, poderia causar inviabilidade econômica.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

14/10/2019
Anatel autoriza bloqueadores de frequências perto de Bolsonaro até 2022

14/10/2019
Coalizão de empresas e sociedade pede corpo técnico e plural para proteção de dados

09/10/2019
Governo descarta avanço do Serpro sobre mercado privado

09/10/2019
Restrição de acesso à nova Lei de Informática é inconstitucional

04/10/2019
Sancionado sem vetos, começa a valer novo marco legal de telecom

01/10/2019
MPF diz que governo tem que ouvir quilombolas sobre uso da base de Alcântara

24/09/2019
Provedores internet vão à Casa Civil pedir veto ao novo marco legal de telecom

18/09/2019
Resolução abre estudos para privatização de Serpro e Dataprev

04/09/2019
Ministério da Economia suspende novos contratos enquanto negocia com Serpro

21/08/2019
Governo inclui Serpro e Dataprev na lista de privatizáveis

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

Informação sigilosa pelo WhatsApp caracteriza justa causa para demissão

Mesmo com estabilidade provisória como cipeiros, Tribunal Superior do Trabalho deu validade à dispensa de três empregados que divulgaram nomes de futuros demitidos pelo app de mensagens. 

RH prioriza currículo e falha ao contratar profissionais de TI

Há uma distância grande do discurso adotado pelo RH com relação à tecnologia em relação à prática no dia a dia e a conversa entre a TI e o RH fica muito distante e gera ruído, observa a diretora da edtech Fábrica de Cursos, Sylvia Meirelles.

Automação e IA exigem que Brasil reeduque sete milhões em três anos

Estudo da IBM indica que o impacto das novas tecnologias no mercado de trabalho demanda qualificação imediata de 120 milhões nas maiores economias do mundo, mas o tempo de capacitaçao aumentou 10 vezes desde 2014. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site