GESTÃO

Imposto de Renda: mainframes do Serpro operaram com pico de 89,6% de capacidade

Convergência Digital* ... 02/05/2019 ... Convergência Digital


O Serpro, responsável pelo recebimento das declarações de imposto de renda, informa que, somente na última semana de prazo, foram registrados mais de 11 milhões de declarações, e os mainframes chegaram a operar com um pico de 89,6% de sua capacidade, atingido na manhã da segunda-feira, dia 29. No entanto, mesmo com toda esta carga de processamento, o tempo de resposta dos programas ficou em torno de 0,02 segundos, uma disponibilidade considerada altíssima. Em uma hora, chegaram a ser recebidos mais de 305 mil declarações.

O trabalho da equipe da estatal permitiu que o processamento das declarações, em alguns casos, fosse feito em até 24 horas após sua recepção. Mesmo com o grande volume de dados recebidos nos últimos dias, a previsão é que o processamento final de todos os documentos recebidos dentro do prazo seja feito até esta sexta-feira, 3 de maio.

Dos mais de 30 milhões de declarações entregues, 745.880 foram encaminhadas aos sistemas do Serpro e da Receita por dispositivos móveis, mais que o dobro do ano passado. Elas responderam cerca de 2,5% do total e foram feitas pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, desenvolvido pelo Serpro e disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Foram entregues cerca de 30.677.080 declarações recebidas pelos sistemas do Serpro e da Receita Federal do Brasil.

O subsecretário de Gestão Corporativa Substituto da Receita Federal, Juliano Neves, observa que desde o começo do prazo para a entrega- no dia 07 de março- não foi registrado qualquer problema na parte da TI e não houve registro de incidente, mesmo se trabalhando com números históricos, maiores do que os previstos. Nas últimas horas, o Serpro chegou a receber mais de 1 milhão de declarações, com os sistemas mantendo a qualidade do serviço ao cidadão.

O envio do IRPF 2019 ainda não acabou. O Serpro agora irá fazer a recepção das declarações remanescentes, entregues fora do prazo, e retificadoras, caso o contribuinte tenha caído na malha fina.


Carreira
Governo Bolsonaro regulamenta o trabalho temporário

A jornada de trabalho será de, no máximo, 8 horas diárias, podendo ter duração superior a 8 horas na hipótese de a empresa tomadora de serviços ou cliente utilizar jornada de trabalho específica.

Cartilha do MCTIC ao Congresso lista 150 programas que precisam de orçamento

Documento reúne sugestões como Gesac, redes de fibra óptica no Norte, Nordeste, base de Alcântara, satélite, entre outros. 

Teles adotam Código de Conduta de Telemarketing

São seis princípios básicos, entre eles ligações apenas em horários adequados e respeitar o desejo do consumidor que não quiser receber ligações. Segundo a Anatel,desde julho, quando foi criada a plataforma 'Não me Pertube', mais de dois milhões de telefones foram bloqueados para as operadoras.

Britânia adere à inteligência artificial na gestão e nos produtos

"A nossa ideia é ter pessoas qualificadas pensando em produtos melhores e não em funções repetitivas", diz a gerente de Marketing, E-commerce e parcerias da indústria, Samanta Puglia. A executiva admitiu que essa guinada já trouxe dores, entre elas, a mudança do quadro de pessoal.

Paraná adota Inteligência Artificial em serviços ao cidadão

Os serviços desenvolvidos pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)são as ferramentas eleitas pelo Governo do Estado para ampliar a digitalização dos serviços, revela André Telles, assessor especial de Gestão Inteligente e Inovação.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G