Home - Convergência Digital

Python arrebata corações e mentes dos desenvolvedores

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 10/01/2019

A linguagem de programação Python segue ganhando espaço como uma das mais populares do mundo. Ela registrou o maior avanço no Tiobe Index, que mede a popularidade de linguagens, subindo 3,62% em janeiro deste ano, em relação ao mesmo mês do último ano, segundo reportagem do jornal InfoWorld/EUA. No ranking, Python fica atrás somente das também populares e já amplamente utilizadas Java e C, que têm 16,9% e 13,3%, respectivamente.

Python é a primeira linguagem mais frequentemente ensinada nas universidades atualmente, conduzindo domínios estatísticos, inteligência artificial, testes de sistemas e domínios de script. E é líder em programação web e computação científica, afirma a empresa. Um dos seus grandes diferenciais é simplificar muitos tipos de trabalho, desde a automação do sistema até o trabalho em áreas de ponta como o Machine Learning.

O índice do Tiobe é baseado em uma fórmula que examina pesquisas de linguagens em mecanismos de pesquisa, como Google, Bing e Wikipedia. A fórmula avalia o número de engenheiros qualificados, cursos e fornecedores terceirizados pertinentes a cada uma das linguagens.

O índice Tiobe de janeiro de 2019 viu o surgimento de idiomas como o Matlab, subindo do 18º lugar um ano atrás para o 11º lugar este ano, e o Kotlin, subindo do 39º para o 31º lugar. Rust subiu do 46º para o 33º lugar enquanto o TypeScript pulou do 167º para o 49º lugar. O Matlab está se tornando popular na indústria automotiva, enquanto o TypeScript é visto como uma alternativa mais segura ao JavaScript.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

10/01/2019
Python arrebata corações e mentes dos desenvolvedores

10/10/2018
Código mal escrito gera perda de US$ 85 bi por ano

09/10/2018
TOTVS oferece 550 vagas para cursos gratuitos de programação

08/10/2018
Procuram-se por desenvolvedores Hasgraph

21/09/2018
TI e Programação são serviços que mais usam freelancers na América Latina

19/09/2018
Laboratória abre inscrições para formação de mulheres programadoras

05/09/2018
Kotlin: a linguagem de programação que conquistou os apps

10/08/2018
Empresas retomam demanda por programadores em ASP e XML

07/05/2018
Desenvolvedor Scala tem remuneração até 60% maior que o de linguagem C

15/03/2018
Linguagem da Microsoft perde vez para Mozzila, Google e Apple

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a expatriação fortalece empresa e funcionários?

Por MarcosSantos*

O processo, que consiste em enviar profissionais para trabalhar na unidade da mesma empresa em outro país, promove uma troca de conhecimento entre a equipe da unidade estrangeira e novo colaborador, uma experiência enriquecedora de ampliação de  expertises e de uma nova atmosfera de trabalho.

Destaques
Destaques

TRT/São Paulo homologa dissídio coletivo de TI de 2018

Tribunal concedeu estabilidade para a categoria pelo período de 30 dias. O Convergência Digital disponibiliza a íntegra do acórdão entre patrões e empregados, homologado pela Justiça. Reajuste salarial acorcado foi de 2,07%.

América Latina é um celeiro de talentos para o Open Source

"Temos recursos surpreendentemente bons", diz Paulo Bonucci, General Manager da Red Hat na América Latina. Sobre a compra pela IBM, o executivo diz que a Red Hat se uniu com quem tem o DNA para atender o mercado corporativo.

Brasil despenca 12 posições em ranking mundial de proficiência em inglês

País passou ocupar a 53ª posição - estava em 41º - em ranking com 88 países, e que avalia o nível de proficiência no idioma de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas. Desempenho da América Latina piorou.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site