INTERNET

Brasil pavimenta mercado de Internet das Coisas como serviço

Ana Paula Lobo e Fábio Lucas ... 30/08/2018 ... Convergência Digital

Até o ano que vem, prevê o CEO da WND Brasil, Francisco Cavalcanti, o Brasil terá Internet das Coisas como serviços, com os dispositivos embarcados em TVs, geladeiras e em baterias e em tantos outros negócios. "O mercado nacional está efervescente. O tsunami da Internet das Coisas está de fato chegando", sustenta o executivo.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o IoT Latin America, realizado esta semana em São Paulo, Francisco Cavalcanti afirma que, quase um ano depois da ativação da rede dedicada à IoT, com capilaridade nacional, as provas de conceitos se multiplicam. "Estamos fazendo uma POC para a conexão de 18 milhões de objetos. Há vários outros acontecendo. As utilities de água e luz são, hoje, o nosso principal mercado. Foi uma vertical que surpreendeu", avalia.

Em contrapartida, o agronegócios não 'decolou' como o esperado, acontecendo apenas nas grandes empresas. "Esse é um mercado que precisa de muita cultura de uso da tecnologia. Ainda não está maduro o suficiente", observa Cavalcanti. Já o segmento de logística avança de forma efetiva. "Muitas indústrias precisam rastrear seus produtos ao longo do país. Não um traqueamento em tempo real, mas um monitoramento efetivo que assegure a não paralisação da linha de produção", acrescenta.

Em outubro do ano passado, a WND Brasil ativou a sua rede, que usa frequência não licenciada e a tecnologia Sigfox. A infraestrutura é 100% dedicada à Internet das Coisas e já cobre 100% todas as capitais nacionais e áreas relevantes para o agronegócios, como o interior do Mato Grosso e Tocatins, cobrindo 120 milhões de pessoas no País. Assistam a entrevista com o CEO da WND, Francisco Cavalcanti.


2018: o ano para o Facebook apagar da sua história

Rede social admitiu que houve roubo de dados de 29 milhões de usuários na brecha de segurança descoberta no mês passado. De 15 milhões de usuários violados, foram roubados dois conjuntos de informações: nome e detalhes de contato, incluindo número de telefone, e-mail ou ambos, dependendo do que os indivíduos tinham em seus perfis.

Brasil é o segundo país do mundo a ter portal do Cidadão do Facebook

Ferramenta, criada por conta das eleições nos EUA em 2016, permite a conexão entre eleitores e autoridades eleitas.

Teles seguem governo dos EUA e processam Califórnia contra neutralidade

Quatro associações de empresas do setor de telecom dos Estados Unidos ingressaram na Justiça para tentar bloquear a legislação estadual que retomou regras para a oferta de internet.

Brasil chega aos 4 milhões de endereços ‘.br’

Marca atingida neste 1º/10 inclui as mais de 120 categorias de domínios, sendo que o ‘com.br’ é o mais popular, com 3,6 milhões, ou 91% dos registros. Desse total, 1 milhão já são de registros no padrão mais seguro conhecido como DNSSEC.

Abranet: conceito de ‘pequeno’ da Anatel desconsidera realidade da Internet

Associação Brasileira de Internet adverte à agência que 68% do segmento tem no máximo 500 clientes. Só 158 empresas chegam a 5 mil acessos. "É um risco classificar todos da mesma maneira", sinaliza o representante da entidade, Edmundo Matarazzo.

Revista Abranet 25 . ago-set-out 2018
Veja a Revista Abranet nº 25 Ordenar o uso e organizar o compartilhamento das infraestruturas aérea e terrestre são medidas imperativas para as empresas de energia, telecomunicações e de internet. E muito mais...
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G