Home - Convergência Digital

"O mundo precisa comprar a ideia do 5G nas áreas remotas"

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Pedro Costa - 09/12/2018

Ao ser realizado pela primeira vez no Brasil, o 5G Global Event, que reuniu especialistas em 5G do planeta no Rio de Janeiro, teve como principal missão difundir a ideia de que o 5G é para ser usado também em áreas remotas.

“Este é um dos principais objetivos do projeto 5G Brasil, e nesse evento houve a possibilidade de debater o tema pela primeira vez. Precisamos difundir essa ideia nos demais países para que se torne um padrão”, explicou à Newsletter da Telebrasil o coordenador do projeto 5G Brasil e professor do Inatel, José Marcos Brito.

A padronização, acrescentou Brito, é absolutamente necessária para se ter dispositivos com custos baixos. “O 5G vai revolucionar a vida do mundo. Vamos ter aplicações que hoje são impensáveis. Precisamos levar o 5G para as áreas remotas”, ressaltou.

José Marcos Brito também falou de um imperativo para o Brasil: capacitar profissionais novos e antigos. “Temos que massificar o treinamento dos jovens e dos profissionais já existentes nas novas tecnologias. O 5G vai chegar e exigirá muitos especialistas.” Assistam à entrevista com o coordenador do projeto 5G Brasil, José Marcos Brito.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

26/06/2019
Florianópolis quer ser cidade laboratório do 5G no Brasil

26/06/2019
TIM faz piloto de 5G em 'rede viva' em Florianópolis

26/06/2019
Governo de Brasília retoma Parque Tecnológico com laboratório de 5G e incubadora

26/06/2019
TIM faz piloto de 5G em 'rede viva' em Florianópolis

24/06/2019
Huawei: "Vamos manter os altos investimentos em 5G"

24/06/2019
5G redefinirá o papel de uma operadora de telecomunicações

17/06/2019
Banco do Brasil usa IoT na gestão dos ativos de terminais de autoatendimento

12/06/2019
Ericsson: adoção do 5G será ainda mais rápida do que foi a do 4G

10/06/2019
Tratores autonômos são a realidade do agronegócio com o 5G

07/06/2019
GSMA: Sem os chineses, custo do 5G na Europa vai crescer US$ 62 bilhões

Destaques
Destaques

Para injetar R$ 200 bilhões na economia, IoT tem de ficar livre das amarras tributárias

Relator da proposta de tributo zero para Internet das Coisas, deputado Eduardo Cury, do PSDB/SP, disse que o setor precisa municiar o Parlamento com dados para convencer à Casa a conceder a desoneração.

5G exige muito espectro para entregar tudo que se espera da tecnologia

Anatel, indústria e teles sustentam que a nova onda tecnológica só vai atender as demandas esperadas se tiver frequência suficiente para melhorar os serviços.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site