Convergência Digital - Home

Em três anos, 75% das bases de dados estarão na nuvem

Convergência Digital
Convergência Digital - 04/07/2019

Até 2022, 75% de todas as bases de dados estarão na nuvem ou para lá já terão migrado, sendo que apenas 5% poderão ter optado por retornar ao armazenamento local, aponta um estudo da consultoria Gartner. O levantamento associa a ida para nuvem com o uso de ferramentas de analytics e a ampliação do modelo de ‘software como serviço’ (SaaS). 

A análise é de que a migração para a nuvem começa com o uso de sistemas de gestão de dados e soluções para analytics (DMSA), que envolve tanto armazenamento como ‘data lakes’, inteligência artificial e aprendizado de máquina. “De forma crescente sistemas operacionais também estão se movendo para a nuvem, especialmente com a conversão em modelo de SaaS”, diz a Gartner.

O levantamento diz que as receitas com sistemas de gestão de bases de dados cresceram 18,4% em 2018, para US$ 46 bilhões, puxadas principalmente pela Microsoft e pela Amazon Web Services (AWS), que representam 75,5% desse crescimento. 

A consultoria vê no geral um fortalecimento desse tipo de provedores, que com suas infraestruturas e serviços vão se tornando as novas plataformas de gestão de dados. A leitura é de que os Cloud Service Providers criam ecossistemas integrados, inclusive com gestão de nuvens distintas. 

“Isso acaba demonstrando a proeminência da infraestrutura dos CSPs, com suas ofertas nativas e ao mesmo tempo a garantia de que terceiros também rodarão. Segundo números da consultoria, 81% daqueles que já utilizam nuvens públicas o fazem valendo-se de mais de um CSP. O ecossistema está se movendo para a multinuvem para a maior parte dos clientes”, avalia a Gartner. 


Destaques
Destaques

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.

Evite os mitos. Nuvem não é mágica nem resolve tudo

Mesmo com dados de crescimento constantes, conceitos errôneos atormentam a computação em nuvem e retardam, muitas vezes, a adoção da tecnologia. Os mitos,advertem o Gartner, são perigosos e enganosos.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site