INCLUSÃO DIGITAL

STF nega liminar à Via Direta contra acordo Telebras/Viasat

Luís Osvaldo Grossmann ... 21/11/2018 ... Convergência Digital

O Supremo Tribunal Federal negou nesta quarta, 21/11, o pedido liminar da Via Direta para sustar a decisão do Tribunal de Contas da União que considerou legal o acordo entre a Telebras e a Viasat para uso do satélite nacional. Para o relator do pleito, ministro Edson Fachin, a Corte de Contas decidiu de acordo com a jurisprudência do Supremo e com a Lei das Estatais.

“O Acórdão do TCU não se distanciou da jurisprudência desta Corte, segundo a qual as empresas públicas e as sociedades de economia mista, quando exploram atividade econômica em sentido estrito, sujeitam-se ao regime jurídico próprio das empresas privadas”, sustentou Fachin na decisão.

Para o ministro, “o TCU, conquanto tenha determinado a adoção de algumas providências para resguardar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, assentou a legalidade da avença, haja vista a existência, no caso em exame, das hipóteses autorizadoras da dispensa de licitação”.

Ao Supremo, a Via Direta argumentou que a interpretação do Tribunal de Contas estaria equivocada pois, no entender da empresa, seria necessário que a negociação feita pela estatal deveria seguir os contornos da chamada pública realizada pela Telebrás para buscar interessados na capacidade do satélite, mas que restou deserta.

“As condições oferecidas à estrangeira Viasat não foram oferecidas a nenhuma empresa brasileira”, defendeu a empresa amazonense junto ao STF. A Via Direta aponta que buscou tratativas com a Telebras e tinha expectativa de utilizar 15% da capacidade do satélite geoestacionário de defesa e comunicações, frustrada com o anúncio da parceria com a Viasat. Para Fachin, o recurso judicial em que a Via Direta reclama essa expectativa não afeta a decisão do TCU.

“A pendência de julgamento, pelo Poder Judiciário, em primeira instância, de ação ajuizada pela impetrante em face da Telebras, objetivando reaver eventuais prejuízos advindos da existência de suposto acordo que teria sido realizado com a empresa estatal, em nada interfere no julgamento da Tomada de Contas em apreço, uma vez que objetivo fundamental do TCU neste procedimento é avaliar a legalidade do contrato celebrado entre a Telebras e a empresa Viasat”.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

PC fica cada vez mais distante da população mais pobre no Brasil

Dados do IBGE revelam que os mais pobres do País trocaram os PCs pelos celulares e tablets. A proporção da população com acesso à internet no domicílio passou de 67,9% em 2016 para 74,8% em 2017.

Parceira da Telebras amplia WiFi via satélite no México para áreas urbanas

Dois anos depois de começar a explorar banda larga satelital em áreas remotas do país, como promete fazer no Brasil, a empresa americana Viasat anuncia conexões de 100 Mbps e preços para competir com internet fixa.

Para TCU, políticas desconexas desperdiçam dinheiro com inclusão digital

Ao citar a política de Banda Larga, Tribunal observa que a falta de coordenação gera redundância, falta de isonomia e obstáculos à oferta de serviços.

CPFL: É preciso predisposição para se ter um consenso no uso dos postes

"Não é fácil, mas é preciso existir um alinhamento. Estão todos do mesmo lado", diz o diretor da CPFL, André Luiz Gomes.

Swap de fibras é mandatório para levar banda larga em regiões desassistidas

Compartilhamento de infraestrutura é essencial para reduzir custos e definir modelos de negócios nas cidades onde as teles não investiram, observa o CEO da UmTelecom, Rui Gomes.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G