SEGURANÇA

Sicredi nega vazamento, mas admite 'exposição' de dados de associados

Convergência Digital* ... 12/12/2018 ... Convergência Digital

Por meio de comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira, 12/12, a cooperativa de crédito Sicredi, assume que detectou "a partir de monitoramento interno, a exposição de dados de alguns associados de uma região do interior do Rio Grande do Sul".

A companhia, que atua em 22 estados do País e conta com mais de 3,8 milhões de associados, reforça no comunicado que " não foi detectada a exposição de dados bancários sigilosos, as operações permanecem normais, sem comprometimento dos seus sistemas de segurança e que adota as melhores práticas relacionadas à segurança da informação".

O caso se tornou público depois que hackers, que seriam ligados a rede Anonymous, publicaram no repositório Pastebian arquivos que chegam a 1,2 TB de dados da cooperativa de crédito. De acordo com os sites especializados em segurança, as informações publicadas incluem uma série de nomes com datas de abertura de contas, e, de forma mais preocupante, o que parecem ser registros de procedimentos realizados com clientes, com a rotina de aprovação de funcionários.

A exposição de dados teria ocorrido por uma engenharia social - ou seja pelo descontentamento de funcionários - e não por um ataque hacker para a exigência de resgate pelas informações vazadas. Este é o segundo vazamento denunciado esta semana. O primeiro foi da Tivit, que se juntam à FIESP, ao Banco Inter e à varejista C&A como empresas que tiveram 'exposição' de dados.




NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Ransomware Sodin ataca vulnerabilidade desconhecida do Windows

Ransomware adota uma técnica chamada de 'Heaven's Gate', que permite um programa mal-intencionado executar código de 64 bits de um processo em execução de 32 bits, o que não é uma prática comum e mais incomum em ransomware, alerta a Kaspersky.

Governo do Rio contrata reconhecimento facial da Oi para o Maracanã

Solução -que permite localizar pessoas e veículos suspeitos e identificar padrões de comportamento e situações de riscos- será usada na partida final da Copa América 2019. Os dados coletados são de domínio do Governo do Rio de Janeiro. Os valores do acerto não foram revelados.

Quase 1000 brasileiros caem por hora em golpe do dinheiro fácil no WhatsApp

Ataque, que circula há sete dias, já atingiu 180 mil pessoas. Elas caem no golpe que promete liberar 13° salário para beneficiários do Bolsa Família.

Guardião Cibernético testa reação a ataques contra redes de telecom

Dois dias de simulações promovidas pelo Comando de Defesa Cibernética na segunda edição do Exercício buscam garantir a integração entre diferentes setores e a maior resiliência das redes em casos de ameaças. Próximo, em 2020, será ampliado com infraestruturas de água e transportes. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G