Home - Convergência Digital

Brasil falha na capacitação de mão de obra para indústria 4.0

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 14/09/2018

O Brasil ainda está longe da chamada indústria 4.0, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria neste ano de 2018. O dado mais positivo é que a presença de pelo menos uma tecnologia digital passou de 63% para 73% do setor, mas a CNI alerta que quase 30% da produção fabril não se vale de nenhuma dessas tecnologias.

Entre as empresas entrevistadas pela CNI, apenas 48% reconhecem a importância das tecnologias digitais e pretendem investir em recursos da Indústria 4.0. Esse aparente desconhecimento ou desprezo pelas inovações também é medido no baixíssimo grau de utilização de robôs industriais no país.

Segundo dados da Federação Internacional de Robótica, enquanto a comercialização de robôs bateu recorde global no ano passado, com 381 mil vendidos e um estoque em operação de 1,8 milhão de unidades, o Brasil não representa praticamente nada nesse universo: com 1,5 mil robôs industriais, o Brasil tem 0,005% do mercado global dessas modernas ferramentas.

De acordo o estudo, o principal ponto fraco do Brasil na jornada rumo à indústria 4.0 está na formação profissional. "O desafio principal é a capacidade que o país venha a desenvolver de formar as pessoas com perfis competentes, adequados para esse novo patamar tecnológico”, ressalta o diretor nacional de Operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Gustavo Leal.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

15/10/2019
NEGER Telecom lança sistema de alerta para barragens e áreas de risco

15/10/2019
Claro premia soluções móveis de estudantes e recém-formados

14/10/2019
Smartphone, vídeo online e aplicativos mudam cálculo da inflação no Brasil

10/10/2019
Maganine Luiza abre concurso para escolher startups

09/10/2019
Bateria de celular dá prêmio Nobel a três cientistas

03/10/2019
TOTVS abre laboratório de inovação nos EUA

26/09/2019
Finep tem crédito de R$ 200 milhões para projetos de indústria 4.0

23/09/2019
Sebrae seleciona 112 startups para nova etapa do InovAtiva Brasil

10/09/2019
Projetos inovadores de todo o Brasil poderão receber até R$ 200 mil

09/09/2019
Vivo quer carro conectado até para não cliente

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

Informação sigilosa pelo WhatsApp caracteriza justa causa para demissão

Mesmo com estabilidade provisória como cipeiros, Tribunal Superior do Trabalho deu validade à dispensa de três empregados que divulgaram nomes de futuros demitidos pelo app de mensagens. 

RH prioriza currículo e falha ao contratar profissionais de TI

Há uma distância grande do discurso adotado pelo RH com relação à tecnologia em relação à prática no dia a dia e a conversa entre a TI e o RH fica muito distante e gera ruído, observa a diretora da edtech Fábrica de Cursos, Sylvia Meirelles.

Automação e IA exigem que Brasil reeduque sete milhões em três anos

Estudo da IBM indica que o impacto das novas tecnologias no mercado de trabalho demanda qualificação imediata de 120 milhões nas maiores economias do mundo, mas o tempo de capacitaçao aumentou 10 vezes desde 2014. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site