GOVERNO

INSS terá chatbot para atender até 100 mil pedidos de informações/dia

Ana Paula Lobo ... 12/02/2019 ... Convergência Digital

O Brasil entrou atrasado na corrida da transformação digital, admitiu o secretário de governo digital, Luiz Felipe Monteiro, uma vez que a primeira ação aconteceu em 2016, quando países como a Dinamarca já atuam com egov desde 2001, mas está trabalhando para quintuplicar os investimentos para ter pelo menos 1000 novos serviços 100% digitais em um prazo de 24 meses. Hoje apenas três em 100 serviços são considerados 100% digitais e apenas 845 têm alguma parte digitalizada. No total, o governo federal contabiliza 2855 serviços ao cidadão.

“É muito pouco, sabemos disso. Boa parte disso termina na busca pessoal do cidadão às unidades de atendimento. Hoje, um serviço público é entregue ao cidadão em 46 dias. É muito tempo. O esforço da digitalização existe. Em 2017, o governo investiu R$ 8 bilhões em tecnologia. Parece muito, mas foi pouco para o que precisamos fazer”, sustentou Luiz Felipe Monteiro, em apresentação no evento Microsoft IA Tour, realizado em São Paulo, nesta terça-feira, 12/02.

Um dos cases de transformação digital apresentados pelo governo no evento da Microsoft é o do INSS, com a Dataprev à frente. De acordo com Monteiro, apenas 17% dos benefícios solicitados, hoje, são gerados automaticamente. “Temos que ampliar isso com o cruzamento de mais bancos de dados”, afirmou. Só que segundo Monteiro, apenas 30% das demandas do INSS são referentes à concessão de benefícios. A maioria pede informações básicas.

“A maioria quer saber o que fazer, como fazer, quer uma certidão simples. E a situação do atendimento precário ao cidadão pode se complicar porque metade dos funcionários do INSS ( são 13 mil)  pode se aposentar a partir deste ano. Se hoje o atendimento já não é bom, imagina sem metade desses profissionais?”, indagou.  A estratégia para suprir essa ausência é o maior uso da Tecnologia. 

O governo está  criando algoritmos para modernizar esse atendimento. Um dos projetos em andamento – ainda não há data para entrar em operação oficial – é a criação de um chatbot, por meio de Inteligência Artificial da Microsoft, capaz de atender até 100 mil pedidos de informação por dia.

“Esse chatbot terá a missão de conhecer o cidadão, de permitir que ele tenha atendimento sem sair de casa ou largar o celular. A tecnologia tem esse poder transformador. Além desse há outros 30 projetos com IA em andamento no governo em diversos órgãos”, pontuou ainda o secretário de governo digital.

Mais do que investir em digitalização, um dos desafios do governo na jornada digital, acrescentou ainda Luiz Felipe Monteiro, é o de coordenar esforços para que os mais de 10 milhões de servidores públicos- federais e estaduais – incorporem a cultura da transformação digital.











Veja edição 12 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 12
Especial 20 Anos de Internet no Brasil


Há 20 anos os provedores de Internet escrevem suas histórias no País. A trajetória não foi nada fácil. Houve decisões políticas e econômicas significativas. Infraestrutura, modelo de negócios e fidelização de clientes foram relevantes no passado e continuam sendo no presente. Ao longo de duas décadas, os ISPs tiveram de se reinventar diversas vezes para não deixar de existir.

Clique aqui para ver outras edições

MP entra com pedido para TCU fiscalizar terceirizações no Governo Federal

Subprocurador-geral, Lucas Rocha Furtado, diz que as terceirizações são uma forma de driblar a obrigatoriedade de concurso público, previsto na Constituição. Também alega que as terceirizações estão sendo feitas para 'satisfação de interesses pessoais', mediante direcionamento na indicação de profissionais.

Governos precisam de CIOs para liderar a incorporação das inovações

“Existem passos fundamentais para que o governo faça sua transformação digital, e vemos que eles estão acontecendo no Brasil. Mas certamente ter uma liderança nesse processo faz diferença”, afirma a vice-presidente global da Amazon Web Services para o Setor Público, Teresa Carlson. 

MCTIC vai cruzar dados com a Receita em novo formulário da Lei do Bem

Segundo a diretoria de apoio à inovação da pasta, foco do novo FORMP&D é a segurança. “Ideia é assegurar que quem está prestando os registros são os representantes dessas empresas”, diz a diretora Adriana Martin.

Serpro e Dataprev unificam mais de 22 milhões de contas de brasileiros

Usuários, agora, terão um único login para acessar a plataforma gov.br e as mais de 80 soluções disponíveis de governo digital, entre elas, INSS e ComprasNet. Acesso ao portal poderá ser feito por CPF, senha e certificado digital A3, que serve para pessoas físicas e jurídicas.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G