INOVAÇÃO

Com mais IA, biometria e big data, CNH Digital pula de 3 mil emissões/dia para 18 mil/dia

Ana Paula Lobo ... 12/02/2019 ... Convergência Digital

O governo federal está ciente que o hoje e o futuro estão baseados no uso da nuvem, do big data, da inteligência artificial e da Internet das Coisas, afirmou o secretário de governo digital, Luiz Felipe Monteiro, ao participar do evento Microsoft AI tour, realizado em São Paulo, nesta terça-feira, 12/02. E para isso, o governo planeja unificar a experiência do cidadão a partir de uma experiência multicanal.

"Hoje o cidadão se perde nos sites existentes e nas formas distintas de atendimento. A nossa ideia é, por meio de algoritmo, de forte poder de computação, criar uma plataforma que simplifique esse atendimento", afirmou Monteiro. O uso da tecnologia e dos algoritmos se torna cada vez maior no governo. Uma delas foi a de permitir que brasileiros se recoloquem no mercado de trabalho - são, hoje, 12 milhões de brasileiros de desempregados, por meio de matches realizados, com algoritmos, no cadastro único da previdência social, com 77 milhões de inscritos.

"Essa é a maior base de dados do mundo de pessoas em vulnerabilidade. Com o algoritmo, pudemos fazer matches e encontrar empregos para 3,6 milhões de pessoas, ou sugestão de emprego mais próximo", contou o secretário de governo digital. O uso da Inteligência Artificial, associada à biometria, também deu um pulo na emissão da carteira de habilitação digital.

A nova versão do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvida pelo Serpro, incluiu a validação biométrica facial: o aplicativo reconhece a face do condutor e cruza as informações com os dados do Denatran. A tecnologia permite, então, que o motorista gere o documento sem a necessidade de se descolar a um posto do Detran, a única exigência é que a carteira convencional possua QR Code.

"Tínhamos uma média de 3 mil emissões/dia o que é muito pouco num universo de 60 milhões de motoristas. Com o uso da IA e a simplificação do processo, a emissão subiu para 18 mil/dia. Em 45 dias foram mais de 500 mil carteiras de habilitação digitais emitidas. E a ideia é aumentar ainda mais esse número", completou Luiz Felipe Monteiro.



TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Grupo Sabin usa Inteligência Artificial para monitorar cibercrimes

“Acompanhamos a LGPD desde o início porque trabalhamos com informações muito sensíveis”, sinaliza o gerente nacional de tecnologia, Edgar Moreira.

Banco Central: Inovação exige equilíbrio nada trivial entre pessoas, segurança e risco

O sistema perfeito inexiste e falhas vão acontecer, mas é obrigatório mitigar os riscos, sustenta o, ex-CIO e agora chefe de segurança cibernética da Autoridade Monetária, Marcelo Yared.

Crédito imobiliário ainda é desafio para digitalização

“Precisamos chegar lá. Mas nem a Estônia, que é considerado o país mais digitalizado do mundo, conseguiu”, lamenta o gerente nacional de soluções tecnológicas para habitação da CEF, Darlan Lins.

Ministério da Economia seleciona 105 startups para aceleração

Programa Inovativa Brasil, criado em 2013, oferece mentoria e contatos com potenciais parceiros. Primeiro ciclo de 2019 em 22/4.

Votorantim Cimentos leva iniciativa de IoT do Brasil para o mundo

O CIO da companhia, Humberto Shida, diz que a experiência com IoT para controle das betoneiras de cimentos foi validada e trouxe um retorno efetivo. Agora, o modelo nacional será replicado nos Estados Unidos.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G