INOVAÇÃO

Com mais IA, biometria e big data, CNH Digital pula de 3 mil emissões/dia para 18 mil/dia

Ana Paula Lobo ... 12/02/2019 ... Convergência Digital

O governo federal está ciente que o hoje e o futuro estão baseados no uso da nuvem, do big data, da inteligência artificial e da Internet das Coisas, afirmou o secretário de governo digital, Luiz Felipe Monteiro, ao participar do evento Microsoft AI tour, realizado em São Paulo, nesta terça-feira, 12/02. E para isso, o governo planeja unificar a experiência do cidadão a partir de uma experiência multicanal.

"Hoje o cidadão se perde nos sites existentes e nas formas distintas de atendimento. A nossa ideia é, por meio de algoritmo, de forte poder de computação, criar uma plataforma que simplifique esse atendimento", afirmou Monteiro. O uso da tecnologia e dos algoritmos se torna cada vez maior no governo. Uma delas foi a de permitir que brasileiros se recoloquem no mercado de trabalho - são, hoje, 12 milhões de brasileiros de desempregados, por meio de matches realizados, com algoritmos, no cadastro único da previdência social, com 77 milhões de inscritos.

"Essa é a maior base de dados do mundo de pessoas em vulnerabilidade. Com o algoritmo, pudemos fazer matches e encontrar empregos para 3,6 milhões de pessoas, ou sugestão de emprego mais próximo", contou o secretário de governo digital. O uso da Inteligência Artificial, associada à biometria, também deu um pulo na emissão da carteira de habilitação digital.

A nova versão do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvida pelo Serpro, incluiu a validação biométrica facial: o aplicativo reconhece a face do condutor e cruza as informações com os dados do Denatran. A tecnologia permite, então, que o motorista gere o documento sem a necessidade de se descolar a um posto do Detran, a única exigência é que a carteira convencional possua QR Code.

"Tínhamos uma média de 3 mil emissões/dia o que é muito pouco num universo de 60 milhões de motoristas. Com o uso da IA e a simplificação do processo, a emissão subiu para 18 mil/dia. Em 45 dias foram mais de 500 mil carteiras de habilitação digitais emitidas. E a ideia é aumentar ainda mais esse número", completou Luiz Felipe Monteiro.




BC: Pagamento pelo WhatsApp terá de provar proteção aos dados

"Um arranjo que começa com 120 milhões de clientes não é pequeno", explicou Roberto Campos Neto.

Empresas nacionais reclamam da burocracia e deixam de investir em Inovação

Em pesquisa do Instituto Eldorado, empresas alegam que os instrumentos de fomento são burocráticos ou desconhecidos. Mais da metade das companhias ouvidas assumem que estão investindo menos em novas tecnologias.

Indústria de semicondutores reage à liquidação da Ceitec

Em nota, associação nacional do setor indica “preocupação” com a medida. “Liquidação distanciará ainda mais o Brasil do conhecimento de ponta.”

OBr.Global promove bootcamps Live sobre empreendedorismo

Aceleradora, especializada em internacionalização das empresas, ensinará técnicas adotadas no Vale do Silício, nos EUA.

Política de informática foi feita para o hardware, mas deu certo com o software

Para Sílvio Meira, a estratégia que o Brasil quer desenhar para Inteligência Artificial precisa desafiar à produção nacional para trazer os resultados pretendidos.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G