SEGURANÇA

Edward Snowden projeta equipamento que avisa se smartphone foi ‘grampeado’

Luis Osvaldo Grossmann* ... 22/07/2016 ... Convergência Digital

O ex-espião Edward Snowden, em conjunto com o hacker Andrew Huang (mais conhecido como ‘Bunnie’ Huang) apresentaram nesta semana no MIT (o Instituto de Tecnologia de Massachusetts) a proposta de um equipamento capaz de identificar se um smartphone está de alguma forma ‘grampeado’, emitindo ou recebendo sinais de rádio estranhos a suas funções normais. 

O objetivo, segundo explicam em um paper chamado Neutralizando Abusos Legais da Vigilância Digital, é oferecer um monitoramento constante sobre emissões de sinais de rádio pelo smartphone. Eles explicam que mesmo quando o aparelho é colocado em ‘modo avião’, ele ainda permite explorações indevidas – e, por exemplo, continua enviando localização por GPS. 

Para desenvolver o conceito, Snowden e Huang projetaram o que chama de ‘máquina introspectiva’ com base nas especificações técnicas de um iPhone 6 – mas como também indicam no paper, o objetivo é ter uma ferramenta que funcione tanto em sistemas iOS quanto Android. 

O equipamento, que funciona como um mini osciloscópio, é conectado à entrada do SIM card – que é movido para a ‘máquina instrospectiva’ – de forma ler os sinais das antenas do smartphone, GPS, Bluetooth, WiFi e modem. Ao analisar os sinais dessas diferentes formas de rádio, o aparelho modificado alerta se houver transmissões que não deveriam estar acontecendo. 

Expressamente, o primeiro foco é em fornecer ferramentas seguras para jornalistas – Snowden é diretor da Fundação Liberdade de Imprensa – mas como ressaltam, trata-se de uma ferramenta para proteger qualquer um da vigilância, notadamente estatal. 


Prejuízo médio com violação de dados sobe para R$ 5,8 milhões no Brasil

Estudo da IBM mostra que o aumento no valor foi de 10,5% em relação a 2019. O levantamento traz uma advertência: aumentou o prazo para contenção do vazamento nas empresas para 115 dias. Credenciais roubadas ou nuvens com configurações incorretas foram as brechas para as invasões.

Segurança digital faz Oi ultrapassar a marca de 125 mil elementos monitorados em SOCs

SOCs, localizados no Rio de Janeiro e São Paulo, dão suporte à jornada digital de clientes públicos e privados e registrou um crescimento de 132% nas vendas de serviços gerenciados voltados à transformação digital.

PGFN alerta que é alvo de tentativa de fraude

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional informa que nunca entra em contato para pedir doações ou para tratar de questões como pagamento de benefícios e auxílios ou restituição e resgate de valores.

Por Covid-19, biometria é excluída das eleições 2020 pelo TSE

Decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, em função do risco de contágio da Covid-19. Os leitores lde impressões digitais não podem ser higienizados a cada utilização, o que seria um risco considerável.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G