Home - Convergência Digital

Qualcomm monta Centro de IoT para formação de profissionais

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 18/09/2018

A Qualcomm Technologies, Inc., uma subsidiária da QUALCOMM Serviços de Telecomunicações Ltda., ativou nesta terça-feira, 18/09, o Qualcomm® IoT Reference Center, seu primeiro Centro de Referência em Internet das Coisas no Brasil. A Facens (Faculdade de Engenharia, Tecnologia em Jogos Digitais e Arquitetura e Urbanismo de Sorocaba – SP) e o CPqD foram as instituições selecionadas para colaborar com o projeto, que tem por objetivo contribuir para a inovação no país.

O Centro de Referência está localizado dentro do Smart Campus da Facens e terá o apoio do CPqD em seu primeiro projeto-piloto, focado no aprimoramento da segurança pública.  A iniciativa fará o monitoramento de veículos por meio do uso de visão computacional embarcada e redes wireless para IoT. Além de apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, o Qualcomm IoT Reference Center também oferecerá treinamentos e, entre seus primeiros projetos, apresentará o conceito de cidades inteligentes e seus benefícios para gestores públicos interessados em iniciativas ligadas à IoT.

“A ideia é mobilizar a todos e capacitar mão de obra para trabalhar com a internet das coisas e outras tecnologias disruptivas. Temos em vista o Plano Nacional de IoT, que prevê que a aplicação de tecnologias de internet das coisas pode gerar um impacto econômico de US$ 50 a 200 bilhões por ano até 2025, o que representa cerca de 10% do PIB do país”, afirma José Palazzi, diretor de vendas da Qualcomm para América Latina.

O Qualcomm IoT Reference Center opera no campus da Facens, na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425 - Castelinho km 1,5 - Alto da Boa Vista - Sorocaba/SP e conta com uma equipe de gestores, engenheiros, estagiários e monitores que trabalham de maneira integrada com os profissionais da Qualcomm Serviços de Telecomunicações na elaboração das demonstrações das tecnologias da empresa em aplicações para IoT, incluindo cidades inteligentes, IoT Industrial, casas inteligentes e smart users.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

06/02/2019
IDC: Empresas brasileiras fazem mais do que falam sobre Internet das Coisas

04/02/2019
Por defesa cibernética, governo terá requisitos para Internet das coisas

31/01/2019
Ericsson quer massificar aplicações móveis de IoT

15/01/2019
Empresas pedem intervenção dos governos por segurança em IoT

11/01/2019
BNDES dobra financiamento e chega a R$ 30 milhões para projetos de Internet das Coisas

10/01/2019
Empresa fecha com a TIM para levar IoT e 4G ao campo

10/01/2019
Projeto de inovação usa 4G em 450 Mhz para Internet das Coisas

19/12/2018
TIM finaliza provas de conceito com Internet das Coisas

17/12/2018
Startups desafiam o negócio de Internet das Coisas

29/11/2018
Amazon prepara rede privada de LTE na nuvem na faixa de 3,5 GHz

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

Mais de 60% dos brasileiros estão infelizes, mas têm medo de mudar de emprego

Estudo da Brands2Life, com o LinkedIn, traz um dado assustador: 80% dos brasileiros não se candidata para a vaga de trabalho que gostaria. Cerca de um terço dos profissionais deixa de se candidatar a uma nova vaga por falta de confiança na sua própria capacidade.

Serviços de TI e de Telecom podem ser 100% terceirizados no Governo Federal

Também foi incluída na lista divulgada pelo governo Federal o serviço de teleatendimento. Decisão está publicada na portaria 443/2018.

TRT/São Paulo homologa dissídio coletivo de TI de 2018

Tribunal concedeu estabilidade para a categoria pelo período de 30 dias. O Convergência Digital disponibiliza a íntegra do acórdão entre patrões e empregados, homologado pela Justiça. Reajuste salarial acorcado foi de 2,07%.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site