Home - Convergência Digital

Leilão 5G na Alemanha já supera 6 bilhões de euros

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 24/05/2019

O leilão de frequências 5G da Alemanha, agora em sua 10ª semana, levantou 6 bilhões de euros. O montante acumulado em um recorde de 405 rodadas de ofertas para os 41 blocos oferecidos excedeu as previsões. Na disputa, as operadoras se esforçam para garantir espectro suficiente para oferecer serviços que permitem desde operação de fábricas inteligentes ao acesso super rápido à internet em residências.

A líder de mercado, a Deutsche Telekom, reclamou que o regulador forçou a alta dos preços, oferecendo muito pouco espectro, mas ainda assim lidera em 13 dos blocos. A concorrente Vodafone está à frente de 12 blocos. Em seguida aparece a Telefonica Deutschland em oito, de acordo com os resultados do leilão publicados pela Agência Federal de Rede (BNetzA).

A nova entrante 1&1 Drillisch, uma operadora virtual controlada pela United Internet, lidera em oito blocos, enquanto o bilionário e presidente-executivo, Ralf Dommermuth, persegue seu sonho de criar a quarta operadora da Alemanha. Drillisch e United Internet anunciaram reduções no pagamento de dividendos para terem recursos para continuarem no leilão.

O modelo alemão de licitação - que valoriza a arrecadação - é olêmico. Dirigentes da indústria dizem que os custos inflacionados do leilão prejudicarão a capacidade do setor em investir os bilhões de euros necessários para a construção das redes 5G, como aconteceu com a Itália, que também valorizou arrecadação à infraestrutura. Modelos alemão e italiano diferem do proposto no Brasil, onde o mercado sugere um leilão com viés de cobertura e não arrecadatório, como foram os outros leilões de frequência no País. O leilão do 5G no Brasil está agendado para acontecer no primeiro trimestre de 2020.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

23/08/2019
América Latina tem menos de 20% de espectro disponível para novos serviços móveis

21/08/2019
5G vai chegar a quase 60% da população em 2025

18/08/2019
Trump é pressionado e anuncia novo prazo para a Huawei atuar nos EUA

14/08/2019
MCTIC convoca reunião para tratar de interferência do 5G nas antenas parabólicas

14/08/2019
5G e Internet das Coisas são prioridades para os países do BRICS

10/08/2019
Huawei confirma investimento de R$ 3,2 bilhões até 2022 em São Paulo

09/08/2019
Huawei diz considerar instalar uma fábrica em São Paulo

08/08/2019
Leilão 5G: Empresas menores pedem lotes regionais de espectro

08/08/2019
Bloqueio à Huawei impacta venda de smartphones. Mercado só recupera com 5G

30/07/2019
GSMA acusa órgãos dos EUA de espalhar 'desinformação' sobre 5G em ondas milimétricas

Destaques
Destaques

Escassez de talentos e complexidade travam projetos de Internet das Coisas

Estudo global mostra ainda que quase 30% das provas de conceito falham por conta de implementação cara e da falta de profissionais capacitados. A segurança segue sendo desafiadora.

TIM supera rivais em disponibilidade e latência 4G. Claro lidera em velocidade de download

Relatório da OpenSignal mostra que a disponibilidade do sinal 4G melhorou no Brasil com o uso da faixa de 700 Mhz.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site