TELECOM

Comissão aprova projeto que obriga teles a fazerem bloqueio de telemarketing

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/11/2017 ... Convergência Digital

Passou na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados um dos vários projetos de lei que estabelecem, em nível nacional, o bloqueio a chamadas de telemarketing. Mas se o tema em geral deixa com os Procons a missão de criar cadastros do tipo ‘não perturbe’, o substitutivo ao PL 8195/17 que sai da CDC transfere essa responsabilidade para as operadoras de telecomunicações. 

Até aqui cadastros desse tipo estão previstas em várias legislações estaduais e já vêm sendo tocados pelos Procons. Mas o relator na comissão, Rodrigo Martins (PSB-PI), sustentou que não existe um Procon nacional e que dar a tarefa à Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça exigiria projeto de autoria do Poder Executivo. Por isso, achou melhor mudar a Lei Geral de Telecomunicações e deixar o cadastro de bloqueio aos call centers com as teles. “Afinal, aquelas que auferem lucros com as ligações efetuadas”, justificou Martins.

Dessa forma, para garantir que o cidadão tenha “direito de não ser, inadvertidamente, importunado”, o projeto faz duas mudanças na LGT (9.472/97) e uma no Código de Defesa do Consumidor (8.078/90). Na primeira, inclui como direito do usuário a “manifestação, junto às prestadoras de serviço de telecomunicações, da opção pelo não recebimento de chamadas ou mensagens de telemarketing”. E cria o artigo 78-A para determinar que “as prestadoras de serviços de telecomunicações deverão instituir e manter atualizado sistema único de consulta de códigos de acessos de assinantes que se manifestem pelo não recebimento de chamadas e mensagens de telemarketing”. 

No Código de Defesa do Consumidor inclui que “é proibida a oferta ou venda de bens e serviços por telefone, ou por qualquer outro meio que se utilize dos códigos de acesso de serviços de telecomunicações, a consumidores que tenham se manifestado pelo não recebimento de chamadas ou mensagens de telemarketing , conforme o sistema único de que trata o artigo 78-A da Lei no 9.472, de 16 de julho de 1997 – Lei Geral de Telecomunicações”. 


Veja edição 12 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 12
Especial 20 Anos de Internet no Brasil


Há 20 anos os provedores de Internet escrevem suas histórias no País. A trajetória não foi nada fácil. Houve decisões políticas e econômicas significativas. Infraestrutura, modelo de negócios e fidelização de clientes foram relevantes no passado e continuam sendo no presente. Ao longo de duas décadas, os ISPs tiveram de se reinventar diversas vezes para não deixar de existir.

Clique aqui para ver outras edições

Governo autoriza aumento de capital da Telebras de R$ 1,17 bilhão

Montante é reflexo dos aportes autorizados em 2015, 2016, 2017 e 2018, quando a estatal estava ainda em acerto financeiro do satélite geoestacionário de defesa e comunicações. 

Comissão aprova prazo de seis meses para instalação de bloqueador de celular em presídios

Relator do projeto retirou o dispositivo que condicionava as novas outorgas de telecomunicação à instalação, ao custeio e à manutenção dos bloqueadores pelas prestadoras.

Com Smart, Algar Telecom fica com 1.100 Km de rede própria em Pernambuco

Compra da Smart Telecomunicações foi concluída e empresa tem previsão de investir R4 78 milhões na região Nordeste nos próximos cinco anos.

Entidades rebatem Anatel e lançam carta contra o PLC 79/16, o projeto que muda telecom

Em contraponto à agência reguladora, entidades de defesa de consumidores e de direito à comunicação criticam o PLC 79/16, alegam que a proposta favorece a concentração e reduz o poder da União de exigir investimentos em banda larga. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G